A violência online é real

Publicado .

Assinalando o Dia Mundial de Combate ao Bullying, no dia 20 de outubro, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização sobre violência online. A campanha de sensibilização, que tem como mote "A violência online é real", foi desenvolvida criativamente por Filipe Meunier, em parceria com a APAV.

Esta nova campanha, que é lançada durante o Mês Europeu da Cibersegurança, tem o objetivo de alertar para o aumento dos números da criminalidade online, particularmente as situações de cyberbullying, discurso de ódio e partilha não consentida de imagens; tipos de criminalidade que aumentaram a sua expressão em tempos de pandemia, tendo em conta o aumento de tempo que as crianças e jovens passaram online. Embora não existam dados absolutos relativos a estes fenómenos, principalmente no que diz respeito ao cyberbullying, podemos afirmar com segurança que as situações se mantiveram ou tiveram tendência para aumentar.

Em 2020, a APAV contabilizou 27 denúncias de bullying e cyberbullying, no entanto esses números não correspondem à realidade nacional — o número de casos deverá ser superior pois sabemos que muitas situações não são reportadas. Se por um lado o fenómeno do cyberbullying não foi tão reportado, já os casos de discurso de ódio e de partilha não consentida de imagens aumentaram expressivamente: a Linha Internet Segura recebeu, em 2020, 216 denúncias de discurso de ódio online (em 2019 tinham sido apenas 24); e 260 contactos sobre partilha não consentida de imagens privadas (ameaças de partilha de fotos, devassa da vida privada, extorsão, etc.) — em 2019, tinham sido apenas 22.

Tendo em conta o crescimento da violência online, é fundamental divulgar os canais pelos quais se pode obter apoio para as situações de crime ou violência. A Linha Internet Segura está disponível para apoiar, através do número gratuito 800 21 90 90 (disponível das 8h00 às 22h00), do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., e dos formulários de contacto:
• Denunciar conteúdo ilegal
• Pedir Esclarecimento

Entrega do Prémio APAV para o Jornalismo 2021 | 8 Novembro

Publicado .

Logo PremioJornalismo 2021 ECI

A APAV promove a 3.ª edição do Prémio APAV para o Jornalismo, acreditando que a qualidade, a relevância e a importância do jornalismo feito em Portugal deve ser reconhecida. 

O Prémio é atribuído anualmente à melhor peça jornalística que, no ano anterior, tenha contribuído para o conhecimento dos temas ou problemas relacionados com o apoio às vítimas de crime em Portugal. O Prémio APAV para o Jornalismo tem um valor monetário de 1.500 € e conta com o apoio do El Corte Inglés. 

A cerimónia de entrega do Prémio APAV para o Jornalismo 2021 terá lugar na sala de Âmbito Cultural do El Corte Inglés, em Lisboa, no dia 8 de novembro, às 18h00. 
Para confirmar a sua presença: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

APAV presente na conferência do European Forum for Urban Security

Publicado .

A APAV marcou presença na Conferência Security, Democracy and Cities promovida pelo European Forum for Urban Security (EFUS), que se realizou em Nice entre 20 e 22 de outubro.

O EFUS é uma organização e rede europeia dedicada à promoção da cooperação, apoio e discussão dos temas da prevenção do crime e segurança urbana autoridades locais e regionais. Fundada em 1987, reúne cerca de 250 cidades e regiões de 15 países. A conferência teve como participantes os eleitos locais, designadamente presidentes de autarquias, funcionários públicos autárquicos, forças policiais, profissionais do sector social, académicos e representantes do setor privado e da sociedade civil.

João Lázaro, Presidente da APAV, foi o moderador do painel da sessão "The challenge of promoting safe and sustainable urban tourism", que focou os desafios de um turismo sustentado nas cidades, tendo em conta o desejado regresso de turistas ao mesmo tempo que se assegura a segurança dos residentes permanentes e a necessidade de assegurar segurança e respeito dos direitos humanos, designadamente as suas vítimas de crime.

A Câmara Municipal de Matosinhos e a Polícia Municipal da Câmara Municipal de Lisboa foram outros participantes portugueses que partilharam a sua experiência.

Mais informação: efus.eu/efusconference2021

Seminário-Debate | 25 Anos da APAV em Vila Real ao serviço da comunidade

Publicado .

Assinalando o 25.º aniversário do Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove um Seminário-Debate, no dia 11 de novembro. O evento terá lugar no auditório do Teatro Municipal de Vila Real, com início marcado para as 14h00.

O Seminário-Debate vai contar com a participação de Carla Ferreira (Gestora Técnica da rede CARE - Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual da APAV), António Trogano (Coordenador de Investigação Criminal e responsável pelo Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Vila Real), Dulce Maia (Diretora do Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro - CHTMAL) e Ricardo Barroso (Professor auxiliar da UTAD); e moderação de Paula Cristina Rodrigues Martins Peixoto (Procuradora da República) e Maria Cristina Quintas Antunes (Professora Coordenadora Escola Superior de Saúde UTAD).

A participação no seminário-debate é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.

Inscrição online: apav.pt/vilareal25

Programa