• banner CARE 404x132 v2

Movimento #respectbattles: novo vídeo de Papillon

Publicado .

A APAV apresenta o penúltimo tema do movimento #respectbattles, um vídeo protagonizado pelo rapper Papillon, que assina uma letra de combate ao ódio e intolerância religiosa.

A APAV lançou o movimento #respectbattles com o vídeo inaugural da autoria de Malabá. Cada uma das "batalhas" tem como alvo quatro crimes de ódio: ódio étnico e racial (Ace)ódio a pessoas LGBTIQ+ (M7)ódio e intolerância religiosa (Papillon); e ódio a imigrantes e refugiados (Estraca). O último vídeo, da autoria de Estraca, será publicado no dia 22 de outubro.

A campanha é inspirada no conceito das Rap Battles - as batalhas musicais que têm o ódio como génese e nas quais são trocadas ofensas e insultos, à semelhança do que acontece na relação entre quem odeia e quem é alvo desse ódio. Nesta campanha, a luta é contra o ódio e não contra as pessoas. Aqui, os protagonistas são colocados frente-a-frente com as vítimas – e, em vez de gritarem palavras de ódio, gritam palavras de respeito.

A campanha Respect Battles foi desenvolvida no âmbito do projeto "Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio". O projeto conta com o cofinanciamento do Programa Direitos, Igualdade e Cidadania/Justiça da União Europeia, com a parceria nacional da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República, bem como com a parceria associada da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda com organizações europeias parceiras - Faith Matters (Reino Unido), Solidarci (Itália), Swedish Crime Victim Compensation and Support Authority (Suécia), Victim Support Austria (Áustria) e Victim Support Malta (Malta). O movimento Respect Battles será difundido nos países das entidades parceiras.

Vídeos #respectbattles:

18 de outubro | Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos

Publicado .

 NAT PT Cartaz 32x46 002

Assinala-se hoje o Dia Europeu de Combate ao Tráfico de Seres Humanos. Nesta data, continua a ser importante realçar a gravidade e a dimensão deste crime, que em 2017 terá vitimado cerca de 24.9 milhões de pessoas mundialmente, de acordo com estimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), da Walk Free e da OIM (Organização Internacional para as Migrações). A maioria das vítimas são mulheres e crianças, submetidas a situações de exploração laboral e exploração sexual.

A par do aumento exponencial do número de pessoas deslocadas, requerentes de asilo, refugiadas e migrantes, multiplicam-se as situações de exploração que se aproveitam da sua extrema vulnerabilidade. A situação política instável e os conflitos armados, bem como o enfoque no crescimento económico em detrimento do respeito pelos direitos humanos e da proteção de pessoas em situação vulnerável, tornam ainda mais relevante a necessidade de voltar a sublinhar a importância de adoptar medidas de prevenção, investigação e penalização deste crime, bem como de intervenção o e apoio às suas vítimas.

Relativamente a Portugal, o GRETA (Group of Experts on Action against Trafficking in Human Beings) realça, no relatório de 2017, a evolução positiva de Portugal na luta contra o tráfico de pessoas, mas incentiva as autoridades portuguesas a tomar medidas para melhorar a identificação e assistência às vítimas de tráfico de seres humanos, sobretudo crianças, garantindo e facilitando o acesso a indemnização, bem como a garantindo que os casos de tráfico de pessoas são investigados de forma proativa e que conduzem a condenações e sanções efetivas.

A APAV continua a desenvolver trabalho de intervenção com as vítimas deste crime, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação e do Centro de Acolhimento e Proteção Sul (unidade de acolhimento para mulheres vítimas de tráfico de seres humanos).

A APAV está ainda disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima, um número de apoio, gratuito e confidencial: 116 006 (dias úteis, das 9h às 21h).

Mais informação sobre o crime de Tráfico de Seres Humanos:
www.naoaotrafico.pt

Espectáculo solidário: "Ary, O Poeta das Canções" no Capitólio

Publicado .

No dia 27 de Outubro o Capitólio, em Lisboa, acolhe o espectáculo "Ary, O Poeta das Canções - tributo a José Carlos Ary dos Santos". Este espetáculo é promovido pelo cantor Joaquim Lourenço e tem uma vertente solidária: por cada bilhete vendido 1€ reverte para a APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima. 

Canções históricas como Desfolhada, Canção de Madrugar, Cavalo à Solta, Tourada, Estrela da Tarde, Um Homem na Cidade, O Cacilheiro, O Homem das Castanhas, Lisboa Menina e Moça, Os Putos, Retalhos da Vida de um Médico, entre outras, tocadas e cantadas de forma inovadora e contemporânea com recurso à linguagem da música clássica e contemporânea, do jazz, da world music e do novo teatro musical. São quinze clássicos da música portuguesa do Século XX tratados de forma contemporânea, ‘à maneira’ do Século XXI.

Mais informações:
www.capitolio.pt

Bilhetes: Lojas FNAC; Lojas WORTEN; El Corte Inglés; ABEP; Bilheteira Altice Arena; Turismo de Lisboa (Aeroporto e Praça do Comércio); ACP; Lojas PAGAQUI; The Phone House; Blueticket.

V Jornadas APAV Açores Contra a Violência | 15 Novembro

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove no dia 15 de Novembro de 2018 as V Jornadas APAV Açores contra a Violência, em Lagoa. O evento terá lugar no Cine Teatro Lagoense.

Após quatro edições em Ponta Delgada, pela primeira vez Lagoa será palco de discussão e reflexão partilhadas com os vários parceiros sobre temáticas no âmbito do apoio a vítimas de crime e a prevenção da vitimação e da violência.

No evento, que irá reunir diversos especialistas, serão abordadas três áreas principais: Violência Filioparental; Apoio Online a Vítimas de Crime; e Violência contra Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência.

Valor da inscrição: 5€

Inscrições, programa e informações:
apav.pt/jornadas

APAV Notícias #91 | Outubro 2018

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #91, de outubro de 2018, reúne informação sobre: a campanha de sensibilização "Combate o Ódio com Respeito"; as I Jornadas do Alto Alentejo contra a Violência, que decorreram em Ponte de Sor; e o espetáculo "Ary, O Poeta das Canções", que tem uma vertente solidária. O boletim inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #91 | Outubro 2018