• banner CARE 404x132 v2

15ª Corrida de Solidariedade APAV | 26 Maio | Últimas inscrições!

Publicado .

No dia 26 de Maio realiza-se a 15ª edição da Corrida de Solidariedade APAV. Este ano o evento mudou de moldes, será uma corrida nocturna, realiza-se num sábado à noite, numa zona diferente da cidade de Lisboa.

A Corrida (10Km) e a Marcha das Famílias (caminhada 5Km) vão decorrer na zona do Campo Grande, em Lisboa, com partida e chegada junto à Reitoria da Universidade de Lisboa. 

As inscrições encerram às 23h59 do dia 23 de Maio, quarta-feira. Inscreva-se já!

Inscrições: bit.ly/apav2018
Informações: corridadesolidariedade.org

APAV presente na Conferência Anual do Victim Support Europe 2018

Publicado .

João Lázaro, Presidente da APAV e do Victim Support Europe (VSE), deu início à Conferência Anual do Victim Support Europe, que este ano decorre em Estocolmo, Suécia. O evento ficou marcado esta manhã pela presença de Sua Majestade a Rainha Sílvia da Suécia e do Ministro da Justiça e Assuntos Internos Suecos, Morgan Johansson.

A conferência decorre nos dias 23 e 24 de maio e a APAV marca presença com a participação em vários momentos, a destacar no Simpósio de Vítimas de Terrorismo e na Conferência sobre Indemnização, que o VSE organizou em conjunto com a Comissão Europeia. Para além desta presença, a APAV ainda irá dirigir dois workshops sobre apoio online e apoio a vítimas de terrorismo. A comitiva da APAV é composta por João Lázaro, Frederico Marques, Bruno Brito e Mafalda Valério.

#VSE2018

Doe 0,5% do seu IRS à APAV: 502 547 952

Publicado .

 

Ao preencher a declaração de IRS, é muito simples ajudar a APAV na sua missão de apoiar vítimas de todos os crimes, seus familiares e amigos/as!

Doe 0,5% do seu IRS à APAV.
NIF: 502 547 952

Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio” | 26 Setembro

Publicado .

A APAV promove no dia 26 de Setembro a Conferência “Ódio Nunca Mais: apoio a vítimas de crimes de ódio”. O evento terá lugar Auditório do Campus da Justiça, em Lisboa.

O crime e a violência motivada pelo ódio constituem graves atentados aos mais basilares direitos humanos fundamentais que afetam não só as suas vítimas, mas também as comunidades a que estas pertencem e a sociedade em geral.

Os crimes de ódio são um dos tipos de crime menos reportados às autoridades policiais e judicias, devido a barreiras estruturais, práticas e sociais que impedem as vítimas de dar este passo. Os próprios órgãos de polícia criminal e autoridades judiciais deparam-se com dificuldades na identificação do motivo baseado no ódio e na discriminação que subjaz à prática do crime, o que pode prejudicar a correta determinação do crime de ódio como tal e, consequentemente, o processo de apoio e recuperação das suas vítimas. Finalmente, persiste um reduzido conhecimento e sensibilização das sociedades e comunidades vulneráveis acerca do fenómeno dos crimes de ódio e violência discriminatória.

O projeto Ódio Nunca Mais tem como objetivo abordar estes problemas através da criação de ferramentas de sensibilização e treino multidisciplinar de profissionais, de forma a melhorar a resposta do sistema de justiça crimal às necessidades atuais das vítimas.

Na Conferência final do projeto, o painel de oradores convidados abordará as questões mais prementes relacionadas com os direitos e necessidades das vítimas de crime de ódio. Os participantes terão, ainda, a possibilidade de tomar parte em diferentes workshops focados na interação com grupos vulneráveis a crimes de ódio, assim como na sua investigação criminal.

Informações e inscrições:
apav.pt/hatenomore

Bikers Against Domestic Violence

Publicado .



Fotografia: Manuel Portugal

Realizou-se no sábado, dia 19 de Maio, o evento Bikers Against Domestic Violence, passeio de mota solidária entre Setúbal e Campo Maior, com o objectivo de sensibilizar contra a violência doméstica. Esta iniciativa resultou de uma parceria da APAV com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e contou com o apoio da Adega Mayor e dos Harley Riders Setúbal. O evento contou com a participação do Embaixador Robert Sherman e da Embaixatriz Kim Sawyer.