• banner CARE 404x132 v2

Campanha 1% da Associação Mutualista Montepio apoia a APAV

Publicado .

A Associação Mutualista Montepio encontra-se a promover uma nova campanha que apoia a APAV.

Poupar com a Associação Mutualista Montepio também é contribuir para uma sociedade mais justa e solidária. Por isso, até 30 de novembro entregamos 1% do montante que poupar nas modalidades Montepio Poupança Complementar e Montepio Poupança Reforma a uma instituição de solidariedade social: à APAV, à FENACERCI ou à ZERO. A escolha é sua. Poupamos juntos, ajudamos juntos.

Mais informações:
montepio.org/campanhaumporcento

APAV Notícias #80 | Novembro 2017

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #80, novembro de 2017, reúne informação sobre: o lançamento da campanha "Há uma nova forma de comunicar", desenvolvida criativamente pela agência Havas; a audiência do Presidente da República no passado dia 5 de novembro; a celebração do Protocolo de Colaboração com o Centro de Estudos Judiciários; e nova campanha 1% da Associação Mutualista Montepio que apoia a APAV. O boletim inclui ainda vários destaques. Consulte aqui a newsletter:

APAV Notícias #80 | Novembro 2017

Seminário: A Convenção de Istambul | 24 Novembro | CIUL, Lisboa

Publicado .

No âmbito do I Plano Municipal de Prevenção e Combate à Violência Doméstica e de Género da cidade de Lisboa, a UMAR e a Câmara Municipal de Lisboa, em parceria com as entidades que o coordenam, promovem um Seminário sobre a Convenção de Istambul. O Seminário terá lugar no auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa (CIUL) no dia 24 de Novembro.

Esta iniciativa, que assinala o dia 25 de Novembro - Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, tem por objectivos:

· Potenciar o conhecimento sobre a Convenção de Istambul e avaliação da sua implementação;
· Conhecer da prevalência da violência doméstica e de género na cidade de Lisboa;
· Facilitar conhecimento e debate em torno de outras formas de violência contra as mulheres inscritas na Convenção de Istambul;
· Contribuir para a reflexão sobre os impactos da Convenção de Istambul nas estratégias políticas, legislativas e medidas de prevenção, apoio e combate à violência contra as mulheres e a violência doméstica.

A APAV, entidade coordenadora, estará representada neste seminário por Daniel Cotrim.

Programa

Informações:
umarfeminismos.org

Encontro “O Homem Promotor da Igualdade" | 16/17 Novembro | ISCTE-IUL

Publicado .

Nos dias 16 e 17 de novembro realiza-se a primeira edição do encontro “O Homem Promotor da Igualdade – Novos Valores da Masculinidade para a Igualdade de Género”. O evento, organizado pela associação Quebrar o Silêncio, terá lugar no ISCTE-IUL, em Lisboa.

O encontro pretende ser um espaço de reflexão sobre novas masculinidades e participação do homem na promoção dos direitos das mulheres e igualdade de género. O evento destina-se a entidades que trabalham com grupos em situação de vulnerabilidade, estudantes e profissionais de psicologia e educação, serviços sociais, medicina, antropologia, sociologia, mas também a qualquer pessoa interessada numa sociedade equitativa.

A APAV estará representada por Daniel Cotrim, que vai participar no Painel “As Várias Dimensões de Ser Homem”.

Mais informações:
www.promotoresdaigualdade.pt

Livro didático e jogo: "Picos e Avelã à Descoberta da Floresta do Tesouro!" | ISCTE-IUL | 20 Novembro

Publicado .

No dia 20 de novembro, data em que se assinala o Dia Internacional dos Direitos das Crianças, será promovido o evento de lançamento do livro didático e jogo "Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!". O lançamento terá lugar no Auditório B203 | Átrio do Piso 2, no ISCTE-IUL, em Lisboa, às 18h00.

"Picos e Avelã à descoberta da Floresta do Tesouro!" consiste num livro didático para crianças dos 3 aos 6 anos de idade que, através de uma história, aborda seis temas que habitualmente estão na base dos programas de prevenção do abuso sexual infantil. O programa foi pensado para ser dinamizado em grupo, em contexto educativo, em várias sessões, que podem ser adaptadas a um contexto individual, e é da responsabilidade das psicólogas Joana Alexandre, Rute Agulhas e Catarina Lopes. Além do livro com atividades, o projeto engloba um jogo em formato gigante, em que as crianças podem vivenciar a ambiência da história e os objetivos didáticos, através de um jogo que recria a narrativa do livro. Esta solução está especialmente delineada para ser usada em contexto escolar.

Mais informações:
ideiascomhistoria.pt