
22 Fevereiro | Dia Europeu da Vítima de Crime | Seminário/Debate: Crimes de Ódio
No dia 22 de Fevereiro, Dia Europeu da Vítima de Crime, a APAV promove um Seminário/Debate sobre Crimes de Ódio. O evento terá lugar nos Serviços de Sede da APAV, em Lisboa. No seminário/debate serão apresentados os resultados do Barómetro APAV/Intercampus, sobre o tema "Crimes de Ódio", com apresentação de Clara Francisco (Intercampus). O seminário vai contar ainda com a participação de Santiago M'banda Lima (API - Ação Pela Identidade) e com o testemunho de uma vítima de crimes de ódio. O evento vai encerrar com um debate, com moderação da jornalista Aline Flor (Público).
Entrada livre, limitada à lotação da sala.
Confirme por favor a sua presença para:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
APAV recebida pelo Presidente da República para reflexão e análise da situação da violência doméstica contra as mulheres
A APAV foi convidada para uma audiência com o Presidente da República, no dia 8 de fevereiro, conjuntamente com outras organizações não governamentais e académicas, para reflexão e análise da situação da violência doméstica contra as mulheres, face ao elevado e anormal número de feminicídios verificado em janeiro de 2019. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, pretendeu, com esta audiência, dar um sinal público de particular atenção e preocupação com a situação.
Esta audiência, de grande impacto mediático, teve transmissão em direto a partir do Palácio de Belém e declarações aos jornalistas por parte da APAV e da UMAR.
A APAV esteve representada pelo seu Presidente, João Lázaro, que declarou que, no que toca ao combate da violência doméstica, "estamos a falar de mudança de mentalidades, de mudança de cultura, mas também estamos a falar de atacar problemas, muitas vezes, muito concretos - por exemplo, de articulação (...). É disto que estamos a falar para melhorar a eficácia da intervenção, porque o tempo das vítimas, de proteção, de salvar muitas destas vítimas, não se coaduna, muitas vezes, com uma visão mais burocrática de procedimentos - que, claramente, têm de existir, mas que têm de ser agilizados em função e para garantir os direitos de proteção às vítimas."
Dia dos Namorados | Ação no Instagram: "Se te marcam, sabes com quem podes partilhar"
Se te marcam, sabes com quem podes partilhar.
Neste Dia dos Namorados, a APAV promove um movimento no Instagram.
Publica uma foto tua, acompanhada por uma frase contra a violência no namoro, e faz “tag” à página da APAV: @apav_online
A melhor frase irá ganhar um prémio simbólico (kit de merchandising APAV, com uma garrafa metálica, um porta-chaves e um lanyard). A seleção do/a vencedor/a será efetuada por um júri da APAV e o/a vencedor/a será contactado por mensagem.
Só serão aceites participações de perfis públicos. As publicações ou mensagens com conteúdos ofensivos ou que não se enquadrem nos Termos & Condições das redes sociais da APAV serão removidas. #apav
Josefinas apresenta t-shirts solidárias "Collections"
A Josefinas acaba de apresentar uma linha de t-shirts solidárias de nome "Collections". Desenvolvida em parceria com a APAV, por cada t-shirt vendida, uma mulher vítima de violência doméstica é apoiada pela instituição. O montante angariado destina-se às Casas de Abrigo da APAV, para que mulheres em perigo tenham acesso a necessidades básicas, como abrigo e alimentação, e a apoio jurídico, social e psicológico. ‘Collections’ integra a iniciativa "You Can Leave" da Josefinas, uma linha de sapatilhas solidárias também criada em parceria com a APAV.
As t-shirts "Collections" são assinadas pela ilustradora britânica Jacqueline Bissett, reconhecida pelas suas criações gráficas para casas de alta-costura como Yves Saint Laurent, Louis Vuitton e Givenchy. Cada t-shirt ilustra uma desculpa usada pela vítima para explicar à sua família e amigos os ferimentos e as nódoas negras que surgem – “caí pelas escadas”, “fui contra um armário”, “fui contra uma parede”.
"Collections" está disponível em exclusivo na loja online da Josefinas em josefinas.com/pt/you-can-leave por 79€.
APAV formaliza protocolo com Município da Chamusca
No dia 8 de fevereiro foi estabelecido um protocolo de colaboração entre o Município da Chamusca e a APAV. A cerimónia de assinatura do protocolo teve lugar na Câmara Municipal e as entidades estiveram representadas por Paulo Queimado (Presidente da C.M. Chamusca) e João Lázaro (Presidente da APAV).
Na sequência deste protocolo, a Equipa Móvel de Apoio à Vítima (EMAV) da Lezíria do Tejo passará a prestar apoio no Município da Chamusca (todas as sextas-feiras, das 9h30 às 12h30) no edifício do Centro de Inclusão Social da Chamusca.
O protocolo insere-se no âmbito da parceria com a Comunidade Intermunicipal da Lezíria do Tejo, encontramndo-se já formalizados três protocolos - com os municípios de Almeirim, Salvaterra de Magos e Chamusca. O objetivo é a extensão deste atendimento descentralizado, através do Gabinete de Apoio à Vítima da APAV de Santarém, a todos os Municípios da Comunidade.
Mais artigos...
- Seminário | Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada: 15 Anos ao Serviço da Comunidade | 25 Fevereiro
- Dia da Internet Mais Segura | 5 fevereiro 2019
- APAV apresenta nova campanha sobre violência contra pessoas idosas
- APAV presente no Workshop “As necessidades especiais das vítimas de sinistralidade rodoviária e cooperação interdisciplinar”