• banner CARE 404x132 v2

APAV apresenta nova campanha sobre Violência no Namoro

Publicado .

No Dia dos Namorados a APAV apresentou uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro. Esta nova campanha, dirigida a um público jovem, tem um particular enfoque nas novas tecnologias, tendo como mensagem principal “Dá o clique, fala com a APAV”.

A campanha resulta de uma parceria com o Instituto Superior Novas Profissões (INP), e foi desenvolvida por um grupo de alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Comunicação Digital: Afonso Ferreira, Mário Almeida, Wagner Godoy, Miguel Martins e Carlos Fabrísio Barroso.

A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objectivo de se colocar numa posição de poder e controlo. Esta violência pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física e/ou sexual.

A APAV está disponível para apoiar, através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita), Messenger (Facebook), vídeochamada (user Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

  

APAV Notícias #83 | Fevereiro 2018

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A edição #83, fevereiro de 2018, reúne informação sobre: a nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro; o Seminário Parcerias APAV para a Referenciação de Vítimas de Crime, que se realiza no dia 2 de Março; a sessão "À conversa com... APAV" promovida pelo Centro LGBT no Dia Europeu da Vítima de Crime; e a 36ª edição da Prova de Montanha 12 Kms Manteigas - Penhas Douradas, que apoia a APAV. O boletim inclui ainda vários destaques. Consulte aqui a newsletter:

APAV Notícias #83 | Fevereiro 2018

"À conversa com... APAV" | Centro LGBT | 22 Fevereiro

Publicado .

Assinalando o Dia Europeu da Vítima de Crime, o Centro LGBT da ILGA Portugal promove no dia 22 de Fevereiro, às 19h00, a sessão "À conversa com... APAV".

Nesta conversa será abordado o trabalho desenvolvido pela APAV no apoio às vítimas de crime em Portugal, o apoio específico às vítimas LGBTI e o trabalho em parceria com a ILGA Portugal. A sessão vai contar com a participação de João Lázaro, Presidente da APAV.

O Centro LGBT fica situado na Rua dos Fanqueiros nº 40, em Lisboa.

Evento Facebook

Seminário Parcerias APAV para a Referenciação de Vítimas de Crime | 2 Março

Publicado .

No dia 2 de Março realiza-se o Seminário Parcerias APAV para a Referenciação de Vítimas de Crime. O seminário terá lugar no Auditório 2 da Sede da Polícia Judiciária, em Lisboa.

Além da apresentação das parcerias APAV para a referenciação de vítimas de crime, serão abordadas as parcerias de referenciação de vítimas de agentes no sistema judicial (PSP, INMLCF e Polícia Judiciária), na área da saúde (INEM e Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa) e nas organizações da sociedade civil (ILGA Portugal).

O evento será ainda marcado pela celebração de novos protocolos para a referenciacção, com a Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas e com o Centro Hospitalar Lisboa Norte | Hospital de Santa Maria (Consulta de Luto).

Este evento tem entrada livre, limitada à lotação da sala, mediante inscrição prévia no formulário online.

Programa [PDF]

Formulário de inscrição [online]

Conferência Anual do Victim Support Europe 2018 | 23/24 Maio

Publicado .

A Conferência Anual do Victim Support Europe 2018 realiza-se nos dias 23 e 24 de Maio em Estocolmo. A conferência reúne anualmente entre 200 a 250 participantes, membros de organizações de apoio à vítima, especialistas, investigadores, académicos e entidades governamentais, entre outros. A organização Brottsofferjouren Sverige (Victim Support Sweden) será a anfitriã da conferência, que terá lugar no histórico Södra Teatern em Estocolmo.

Mais informações:
www.vse2018.eu