• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Campanha APAV 30 Anos | Miguel Oliveira

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Miguel Oliveira é um piloto de motociclismo português que participa na categoria de MotoGP com a equipa Red Bull KTM Tech 3.

Começou a sua carreira desportiva com 9 anos. No ano de estreia ficou em 4.º lugar no campeonato nacional de MiniGP e foi condecorado pela Confederação Desporto de Portugal no recon reconhecimento do seu talento.O atleta tem participado em diversos campeonatos desde então.

Em 2010 foi vice-campeão da Europa e em 2015, na categoria Moto3, foi vice-campeão do mundo. Mais recentemente, em 2019, cumpriu a sua primeira época como piloto do campeonato do mundo de MotoGP.

Miguel Oliveira é a décima primeira personalidade a participar na campanha 30 Anos APAV, Pelos Direitos das Vítimas.

Para mais informações sobre as atividades dos 30 Anos da APAV consulte o site apav.pt/30anos.

#NãoFiqueÀEspera - Dê a cara por quem não pode

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A APAV juntou-se à Altice Portugal, à Polícia de Segurança Pública (PSP) e à GNR - Guarda Nacional Republicana no desenvolvimento de uma campanha de sensibilização contra a violência doméstica, incentivando a uma maior atuação cívica por parte de todos/as.

A campanha #NãoFiqueÀEspera - "Dê a cara por quem não pode" foi criada no contexto da pandemia de COVID-19. Portugal decretou o isolamento domiciliário como medida de contenção, uma das ações mais eficientes no combate a este vírus que, ao mesmo tempo, constitui uma ameaça para todas as pessoas que são vítimas de violência doméstica e estão confinadas com os/as agressores/as.

Numa altura em que os Portugueses passam por um período sem igual, o dever cívico de recolhimento domiciliário foi decretado em Portugal como medida de contenção da pandemia de COVID-19. Se, por um lado, a quarentena tem sido uma das ações mais eficazes no combate ao vírus, por outro torna-se uma ameaça para as vítimas de violência doméstica.

A Altice Portugal e o MEO, em parceria com a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Policia de Segurança Pública (PSP), associam-se à luta contra este flagelo através de uma campanha de sensibilização, incentivando a uma maior atuação cívica.

Com o isolamento social, as situações de tensão e o número de casos de violência doméstica têm vindo a agravar-se. Urge assim apelar a todos os Portugueses para um problema ainda mais grave durante estes tempos de isolamento.

Sob o mote "Dê a cara por quem não pode", esta campanha faz um apelo aos familiares, amigos/as ou vizinhos/as, bem como a outros membros do círculo próximo das vítimas, que não permaneçam em silêncio nesta altura de crise e que deem voz a quem não pode fazer por si próprio/a.

«Atravessamos atualmente um contexto de confinamento que nos desafia diariamente a fazer mais e melhor. À semelhança do que acontece em todo o mundo, adaptámo-nos a uma nova realidade e unimos esforços para dar continuidade à nossa missão de apoiar vítimas de crime, seus familiares e amigos/as. Com esta iniciativa, voltamos a juntar-nos à Altice Portugal, à GNR e à PSP para cumprir objetivos comuns: incentivar a participação cívica de todos/as e alertar para a urgência de uma sociedade sem violência.», refere João Lázaro, presidente da APAV.

Pode assistir à apresentação da campanha aqui.

15 Maio | Dia Internacional da Família

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No dia 15 de maio celebra-se o Dia Internacional da Família. A data foi escolhida pela Assembleia Geral da ONU que proclamou o dia, tendo sido celebrado pela primeira vez em 1994. A APAV alerta para os objetivos que a celebração do dia proclama:

  • A importância da família na estrutura do núcleo familiar e o seu relevo na base da educação infantil;
  • Reforçar a mensagem de união, amor, respeito e compreensão necessárias para o bom relacionamento de todos os elementos que compõem a família;
  • Chamar a atenção da população para a importância da família como núcleo vital da sociedade e para seus direitos e responsabilidades desta;
  • Sensibilizar e promover o conhecimento relacionado com as questões sociais, económicas e demográficas que afetam a família.

Neste dia a APAV relembra a campanha de sensibilização contra a violência doméstica. A campanha de alerta "Catálogo HOME", desenvolvida pela agência FCB Lisboa, tem forma de catálogo e tem por objetivo sensibilizar sobre a Violência Doméstica.

APAV lança a 2.ª edição do Prémio APAV para o Jornalismo

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Logo Premio APAV Jornalismo 2020 AECI

Com o propósito de reconhecer a qualidade, a relevância e a importância do jornalismo feito em Portugal, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lança a segunda edição do Prémio APAV para o Jornalismo.

O Prémio, que conta com o apoio El Corte Inglés, é atribuído anualmente à melhor peça jornalística que, no ano anterior, tenha contribuído para o conhecimento dos temas ou problemas relacionados com o apoio às vítimas de crime em Portugal.

Poderão concorrer trabalhos jornalísticos desenvolvidos nas seguintes categorias: imprensa, rádio, televisão, jornalismo digital e ilustração/cartoon. As candidaturas deverão ser submetidas, até dia 31 de maio, através de formulário online.

O Prémio APAV para o Jornalismo tem um valor monetário de 1.500 euros e será ainda entregue um troféu, da autoria do designer Gonçalo Falcão.

O painel de jurados é constituído por Álvaro Laborinho Lúcio (Associado-Fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da APAV), Sofia Branco (Presidente do Sindicato dos Jornalistas) e André Sendin (Presidente da Escola Superior de Comunicação Social). A data de entrega do Prémio será divulgada futuramente.

Para mais informações:
apav.pt/premiojornalismo

AVON lança movimento global #isoladassimsozinhasnao e doa 18.300€ à APAV

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APAV AVON banner 03

A Fundação Avon para as Mulheres, para dar resposta ao possível aumento da violência doméstica durante a pandemia COVID-19, doou 1 milhão de dólares a ONGs de todo o mundo que prestam serviços na linha de frente, tais como linhas de apoio e casas de abrigo.

Em Portugal, a Avon doou à APAV 18.300€ para apoiar projetos que ajudem mulheres e crianças neste período de isolamento, que estão num risco ainda maior de serem agredidas física e psicologicamente, já que se encontram a passar mais tempo em casa com os /as agressores/as.

Entre 2009 e 2018, a AVON conseguiu angariar 81 mil euros para a APAV e em 2019 a verba alcançada pela marca teve como destino as Estruturas de Acolhimento desta instituição, que abrigam mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

A iniciativa #isoladassimsozinhasnao da AVON, neste contexto atual de pandemia, é especialmente importante para a APAV e para a população vulnerável que apoia. Através deste donativo reforçamos o apoio a mulheres e crianças vítimas de violência doméstica acolhidas nas Casas de Abrigo da APAV, que encontram nesta resposta um apoio para situações que requerem proteção imediata, assim como um espaço seguro para reiniciar um novo projeto de vida.

A APAV, no âmbito da iniciativa #isoladassimsozinhasnao, partilha a Carta Aberta da AVON aos governos de todo o mundo - Unidos pelos sobreviventes da violência doméstica.

A Carta Aberta em Português pode ser lida aqui .