A APAV participa na Conferência Anual do Victim Support Europe 2022

Publicado .

"A Era da Resiliência" (The Age of Resilience) foi o tema que norteou a Conferência Anual do Victim Support Europe 2022, evento que, nos dias 11 e 12 de Maio, em Malta, assinalou o reencontro presencial dos seus membros volvidos quase três anos das restrições impostas pela pandemia.

A edição deste ano foi dedicada à partilha de desafios e boas práticas no apoio às vítimas de crime durante a crise pandémica, as estratégias adotadas pelas organizações de apoio à vítima na necessária adaptação à elevada incerteza e instabilidade vividas, sob o esforço contínuo de manutenção das respostas de apoio, sobretudo com recurso a ferramentas de apoio à distância.

Carmen Rasquete, João Lázaro, Cristina Soeiro, Mafalda Valério e Cláudia Rocha marcaram a presença da APAV na conferência, onde houve a possibilidade de apresentar três comunicações que refletiram a rápida resposta da Associação aos constrangimentos causados pela COVID-19, quer na disponibilização de ferramentas de apoio à distância, avaliação das dificuldades experienciadas pelos/as profissionais de apoio e os riscos psicossociais associados quer na elaboração de um Programa de Prevenção de Riscos Psicossociais e na construção de resiliência junto das crianças vítimas de crime e de violência.

Nova campanha de sensibilização: Tenha um momento APAV

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta uma nova campanha de sensibilização, com o objetivo de divulgar o Serviço Integrado de Apoio à Distância, com foco na Linha de Apoio à Vítima da APAV - 116 006. A nova campanha parte do mote “Tenha um momento APAV”, tendo sido desenvolvida criativamente, de forma mecenática, pela agência SA365 Portugal.

A Linha de Apoio à Vítima – 116 006 – corresponde ao número de apoio à vítima europeu e é um serviço de atendimento telefónico, gratuito e confidencial, adequado às necessidades de cada vítima de crime e/ou violência, que trabalha numa rede de parcerias com as entidades judiciárias e policiais, possibilitando um encaminhamento rápido do caso da vítima para as entidades competentes.

A campanha foi desenvolvida no âmbito do projeto SIAD | Sistema integrado de apoio à distância a vítima de crime, seus familiares e amigos/as, com apoio financeiro do Fundo para a Segurança Interna / Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.

A Linha de Apoio à Vítima está disponível através do número 116 006 (dias úteis, das 08h00 às 22h00). O apoio é confidencial e gratuito.

apav.pt/momento

Consignar é ajudar | NIF 502 547 952

Publicado .

Todos podemos ajudar. Desde 1 de abril já pode entregar a sua declaração de IRS. A consignação do IRS permite aos contribuintes doarem 0,5% do total do imposto liquidado a uma instituição, de forma fácil e sem custos para si.

Lembre-se de quem é vítima de crime e escolha a consignação do IRS à APAV. Ao ajudar a APAV está a contribuir para o apoio às vítimas de crime e violência, assim como familiares e amigos/as.

Saiba como consignar aqui: apav.pt/irs

O seu apoio faz toda a diferença. Obrigada!

Seminário Infovítimas III - As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar | FC Gulbenkian | 19 Setembro

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove o Seminário Infovítimas III - As vítimas e o sistema de justiça: Inovar para humanizar. O evento terá lugar a 19 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sendo promovido no âmbito do Projeto Infovítimas III, desenvolvido pela APAV e financiado pelo Programa de Justiça da União Europeia (2014-2020).

O Projeto Infovítimas nasceu em 2011 com o intuito de contribuir para a quantidade e qualidade de informação disponível às vítimas de crime e à sociedade em geral sobre o sistema de justiça, os seus direitos e como exercê-los. Como tal, o trabalho em conjunto com os parceiros nacionais e internacionais que aqui se reúnem resultou na criação de ferramentas informativas acessíveis e inclusivas, tais como o website Infovítimas.

Neste seminário, celebraremos o sucesso da terceira edição do Projeto Infovítimas, através da promoção de uma discussão alargada sobre como pode o sistema de justiça ser humanizado na perspetiva da vítima e dos profissionais que o integram.

A conferência final do projeto Infovítimas III conta com oradores/as portugueses/as e internacionais. Assim, as sessões serão realizadas em inglês e em português. Durante toda o seminário estará disponível um serviço de tradução simultânea de português para inglês e vice-versa.

Programa, informações e inscrições:
apav.pt/infovictims

Procuramos | Jurista

Publicado .

PROCURAMOS J654rytf 01