• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV subscreve Manifesto pela criação de uma Estratégia nacional de Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social em Portugal

Publicado .

Ao longo dos últimos meses, a EAPN Portugal uniu um grupo alargado de organizações sociais de âmbito nacional, regional e local, diversas universidades e cidadãos e cidadãs. Este grupo, compartilhando experiência e saber, promoveu vários encontros procurando refletir sobre o impacto da crise nos direitos das pessoas que se encontram em situação de maior vulnerabilidade social. O objetivo é o de pôr em marcha um processo participado de análise e agregação de ideias e posteriormente chegar a um consenso sobre uma Estratégia Nacional de Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social em Portugal.

Dos encontros desenvolvidos por este grupo resultou o Manifesto pela criação de uma Estratégia nacional de Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social em Portugal, que pretende ser um ponto de partida para o debate e a reflexão de todos os agentes económicos e sociais implicados na luta contra a pobreza.

A APAV subscreveu este documento reconhecendo a urgência de atuar face ao atual contexto de fragilidade económica, financeira e social. Efetivamente, o impacto deste contexto, revelador do crescente empobrecimento da população portuguesa, faz-se sentir quotidianamente nos pedidos de apoio reportados às Unidades Orgânicas da APAV. As necessidades múltiplas – de alimentação, habitação, emprego, etc. – caracterizam cada vez mais os pedidos de apoio que chegam aos diferentes serviços da APAV. Por conseguinte, as diligências têm sido em maior número e mais diversas, mas os resultados menos evidentes, sobretudo a curto prazo. A experiência da APAV permite ainda supor que existem vítimas que não procuram ajuda, com receio de não terem as condições económicas para sobreviver fora de um agregado familiar violento.

Manifesto pela criação de uma Estratégia nacional de Erradicação da Pobreza e da Exclusão Social em Portugal [PDF]