• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

21 de Março | Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial

Publicado .

Assinala-se, anualmente, a 21 de março o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1966. Neste mesmo dia, em 1960, ocorreu o massacre de Sharpeville, onde foram mortas 69 pessoas que se manifestavam pacificamente contra as leis do Apartheid na África do Sul. Como tal, este dia foi criado como um símbolo da luta internacional contra a discriminação racial. É também assinalado nesta data, desde 2018, o Dia Nacional para a Eliminação da Discriminação Racial.

A discriminação racial continua a ser um fenómeno muito prevalente nos dias de hoje, manifestando-se através de qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseadas na raça, cor, ascendência, origem nacional ou étnica. Manifesta-se ainda através de comportamentos violentos, de natureza racista, xenófoba, bem como de intolerância religiosa, cujo principal objetivo é frequentemente a transmissão de uma mensagem de ódio, tanto à própria vítima como a todas as pessoas com características idênticas, provocando-lhes medo e insegurança.

Assinalar este dia serve não só para homenagear todas as vítimas de discriminação racial, como para nos lembrar que todas as formas de violência cometidas com base em qualquer motivo discriminatório devem ser severamente reprovadas e combatidas por todos os membros da sociedade.

A APAV encontra-se na primeira linha de apoio às vítimas de discriminação racial, através da Rede de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação, que apoia todas as vítimas, independentemente da sua nacionalidade e/ou estatuto documental, prestando informações sobre os seus direitos, acompanhamento próximo, incluindo na apresentação de queixas e denúncias e apoio jurídico, psicológico e social.

Linha de Apoio à Vítima | 116 006
UAVMD | 21 358 79 00 | Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Dia Internacional da Discriminação Racial