• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

11 Março | Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo

Publicado .

Evoca-se a 11 de março o Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo. O mesmo foi estabelecido para recordar aqueles que foram afetados por situações de terrorismo (vítimas, familiares e comunidades/sociedades).

Foi nesta data que, em 2004, ocorreram os ataques na estação ferroviária de Atocha, em Madrid, vitimando 193 pessoas e deixando mais de 2.000 feridos. Com os atentados em Nova Iorque, em 2001, e todos os que se foram seguindo desde então, o conceito de terrorismo – em grande escala e perto de todos nós – passou a estar cada vez mais presente.

É importante lembrar que cada uma das pessoas afetadas é mais do que um número: tem um nome, uma voz, uma história.

A APAV tem feito um grande investimento nesta dimensão. Com efeito, faz parte dos seus serviços de proximidade a Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e Terrorismo (RAFAVHT), enquanto resposta de apoio, a que se acrescentou mais recentemente a Unidade de Apoio à Vitimação em Massa.

Neste âmbito, a APAV qualificou alguns dos seus profissionais como experts no âmbito do EU Centre of Expertise for Victims of Terrorism e mereceu a confiança da Comissão Europeia para desenvolver o National Handbook on Victims of Terrorism for Portugal, bem como para ministrar as formações do centro em Portugal, que têm sido direcionadas a profissionais de áreas específicas que poderão ter um papel importante na intervenção face a um eventual ato terrorista neste país.

O Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo não apenas serve como lembrança solene do passado, mas também como um apelo à prevenção e à construção de um futuro mais seguro. Acrescentamos ao trabalho da APAV a prevenção e combate à radicalização. O Projeto Counter@ct – prevenção e combate à radicalização, promovido pela APAV, implementou uma campanha de narrativas positivas de integração por parte de pessoas refugiadas.

A existência deste dia deve também ter como intuito lembrar a importância da cooperação internacional na luta contra o terrorismo e na construção de sociedades mais resilientes e unidas.