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Estatísticas APAV | Crimes Patrimoniais 2020–2022

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A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima divulga as estatísticas relativas Crimes Patrimoniais, no período 2020–2022. A APAV entende que os crimes patrimoniais se referem a todas as ações criminosas que atentam ou visam atentar contra o património de uma pessoa ou organização. É objeto do crime qualquer coisa que tenha valor: um carro, uma mota, uma bicicleta, um relógio ou joia, dinheiro, o telemóvel, entre outros. A APAV inclui nos crimes patrimoniais situações como abuso de confiança, abuso de cartão de bancário/de crédito, burla, dano, extorsão, furto e roubo.

Os crimes contra o património podem aumentar o sentimento de insegurança das pessoas, uma vez que estas percebem que podem ser atingidas no seu espaço privado ou em contextos que, até então, consideravam seguros. As pessoas sentem que estão a ser invadidas na sua privacidade, o que as assusta, promovendo a perceção e difusão do medo e sentimento de insegurança.

Para além do dano económico que geram, estes crimes podem ter um impacto emocional e psicológico, fomentando sentimentos de preocupação, desassossego, inquietude e de insegurança que afetam as rotinas das suas vítimas. Na verdade, a experiência de crime pode conduzir à adoção, por parte das vítimas, de medidas de prevenção que ainda que possam ser importantes, são inevitavelmente, na sua maioria, “redutoras” da sua liberdade de circulação e da sua qualidade de vida.

Entre 2020 e 2022, a APAV apoiou um total de 1.406 vítimas de crimes patrimoniais, que correspondeu a um aumento de 34,1%. Destas, 58,3% era do sexo feminino; 26,3% das vítimas tinha 65 ou mais anos de idade. A maior parte das situações de crimes patrimoniais que chegou ao conhecimento da APAV foi cometida na residência da vítima (32,5%); destacam-se também situações de criminalidade cometidas pela internet e/ou telefone (22,5%). Entre os crimes, destacam-se a burla, o dano, o furto e a extorsão, com 480, 285, 247 e 170 casos, respetivamente.

Conhecer estes crimes, os contextos em que têm lugar e as características das suas vítimas é fundamental para definir áreas e estratégias de intervenção. Também é importante que as vítimas saibam que podem beneficiar de apoio especializado para as ajudar a ultrapassar o impacto da experiência de vitimação e a definir estratégias para prevenir novos crimes.

A APAV está disponível para apoiar através dos seus diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima 116 006 – dias úteis, das 08h00 às 23h00 – chamada gratuita e confidencial.

Estatísticas APAV | Crimes Patrimoniais 2020–2022