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Phishing: Lidl e Continente

Publicado .

Nos passados dias 10 e 11 de Janeiro foram enviadas diversas mensagens, de forma aleatória, para aplicações e redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram. Essas mensagens publicitavam um alegado passatempo, na comemoração do 16.º aniversário do Lidl e 33.º aniversário da marca Continente. 

Para aceder aos prémios e descontos era necessária a inscrição prévia num site fraudulento, em que o consumidor deveria fornecer os seus dados pessoais, e partilhar/reencaminhar as mensagens fraudulentas para a sua rede de contactos.

Após a tomada de conhecimento da situação criminosa, ambas as marcas envolvidos na situação emitiram comunicados no sentido se estarem a desenvolver esforços para localizar a fonte da disseminação das mensagens, pedindo aos consumidores para não acederem ao site mencionado nas mensagens. Lidl e Continente anunciaram também que os seus passatempos são realizados nas páginas oficiais das marcas e incentivaram os consumidores a denunciarem a situação.

Caso tenha sido vítima de crime, poderá contactar a APAV através da Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita) ou diretamente num dos Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV.

Poderá encontrar mais informação sobre cibercrime no site:
apav.pt/cibercrime