• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV celebra Protocolo de Colaboração com Santa Casa

Publicado .

A APAV e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) assinaram esta quarta-feira, 23 de setembro, um protocolo de colaboração no que diz respeito ao apoio às vítimas de crime e de violência, visando contribuir para a defesa e promoção dos seus direitos. A colaboração entre as duas entidades terá especial incidência em vítimas que sejam idosas, mulheres, jovens ou crianças.

Neste protocolo, assinado pela administradora da área da saúde da SCML, Helena Lopes da Costa, e pelo presidente da APAV, João Lázaro, estão abrangidos o estabelecimento de modelos de boas práticas na informação e atendimento à vítima e no desenvolvimento de um sistema de referenciação de vítimas de crime, detetadas pela SCML, para a APAV; a prevenção e a sensibilização sobre as temáticas da violência e do crime, da prevenção e apoio às vítimas; e a qualificação do atendimento ao cidadão vítima de violência e de crime.

Helena Lopes da Costa sublinhou a “grande satisfação” em celebrar este protocolo que, na sua opinião, “faz todo o sentido, dada a existência de objetivos comuns, sobretudo no que respeita ao apoio dos mais desfavorecidos e carenciados”. Este protocolo vai permitir “criar modelos de boas práticas na informação e atendimento à vítima, assim como referenciar as vítimas de crimes que são detetadas pela SCML, através das unidades móveis do Núcleo Saúde Mais Próxima”, que realiza rastreios de saúde em todas as ruas e bairros de Lisboa, explicou a administradora.

“Esta parceria é essencial por duas razões: por um lado significa o reconhecimento do trabalho da APAV, tendo em conta a área de intervenção da SCML; por outro, tem como âmbito uma área específica que é a saúde de proximidade. Os serviços de Saúde da SCML poderão contar, assim, com um apoio de parceria especializado na área da violência”, explicou o presidente da APAV.