• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Dia Internacional da Pessoa Idosa | 1 Outubro

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima assinala o Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado a 1 de Outubro, instituído em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e para a necessidade de proteger e cuidar a população idosa.

Ao longo destes 26 anos, a APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Segundo dados do Eurostat, Portugal será um dos Estados-Membros da União Europeia com maior percentagem de pessoas idosas e menor percentagem de população ativa em 2050. O Instituto Nacional de Estatística prevê igualmente que, no ano de 2050, um terço da população portuguesa seja idosa e quase um milhão de pessoas tenha mais de 80 anos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e ao enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.

A APAV apoia as pessoas idosas e as suas famílias, prestando-lhes apoio jurídico, psicológico e social; e conta com a colaboração de outras instituições, públicas e privadas; e com os vizinhos e conhecidos das vítimas, cujo papel pode ser muito importante, sobretudo na denúncia das situações de violência.

De 2013 a 2015 houve um aumento de 18,1% do total de pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV. Mas este aumento de casos registados, assim como os registados pelas estatísticas oficiais da Justiça, mesmo sendo significativo, não reflete a realidade – apenas apresentará a ponta do iceberg.

Estes crimes não podem ser remetidos ao silêncio.

A APAV está disponível para ajudar através dos diferentes serviços, nomeadamente da Linha de Apoio à Vítima 116 006 - dias úteis, das 09h00 às 19h00 - número gratuito e confidencial.


Estatísticas APAV: Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência | 2013-2015 (PDF)