• banner VD 404x132
  • banner cansada
  • banner cansada

Há pessoas a gritar por ajuda no Modelo 3

Ao preencher a declaração de IRS, pode ajudar a APAV. Basta ir ao quadro 11 do Modelo 3 e, no campo 1101, doar 0,5% do imposto liquidado à APAV: 502.547.952.

Não paga mais por isso e ajuda-nos a colocar uma cruz sobre este assunto.

Relatório Final | Projeto IVOR - promoção de um sistema de Justiça Penal orientado para as vítimas de crime na União Europeia

O Relatório Final do Projeto IVOR - promoção de um sistema de Justiça Penal orientado para as vítimas de crime na União Europeia, co-financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Programa Justiça Penal da União Europeia, promovido pela APAV e desenvolvido em parceria com o International Victimology Institute Tilburg (INTERVICT, Países Baixos), a Universidade de Leuven (KU Leuven, Bélgica) e o Victim Support Europe, já se encontra disponível.

Os resultados do Projeto IVOR constituem uma análise preliminar sobre a posição das vítimas nos Estados-Membros da EU, dispondo ainda de uma perspetiva rica e analítica sobre os mais recentes desenvolvimentos nos modelos de assistência às vítimas, com particular ênfase sobre questões importantes como a definição de vítima, o apoio à vítima, justiça restaurativa, vítimas residentes noutro Estado-Membro, avaliação individual das vítimas e vítimas vulneráveis, formação e cooperação.

Poderá ainda encontrar neste relatório um conhecimento aprofundado sobre de que forma uma reforma centrada nas vítimas poderá ser bem-sucedida nos diversos países da UE, acompanhado de recomendações práticas e medidas para a transposição da Diretiva das Vítimas. Esperamos que este projeto venha contribuir para o desenvolvimento de modelos de assistência às vítimas mais bem preparados e que deem resposta às necessidades das vítimas, que poderão assim disfrutar de uma melhoria na sua experiência com o sistema de justiça penal.

Relatório IVOR [PDF]

Prémio APAV para a Investigação 2016 - Candidaturas abertas

Neste ano de 2016 a APAV promove a segunda edição do Prémio APAV para a Investigação, com o apoio da Fundação Montepio.

O Prémio APAV para a Investigação destina-se a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas relacionados com a missão da APAV: “Apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto da vítima”.

 

Condições gerais:

- O Prémio APAV será atribuído anualmente pela APAV a um trabalho inédito, desenvolvido em língua portuguesa.
- O Prémio APAV será atribuído a um trabalho que contribua para o conhecimento geral ou específico dos temas ou problemas relacionados com as vítimas de crime, ou para a melhoria de qualidade dos serviços de apoio à vítima em Portugal.
- O Prémio APAV será atribuído a um trabalho desenvolvido em áreas científicas diversas, tais como Direito, Psicologia, Serviço Social, Sociologia, História, Economia, Saúde, Antropologia, Criminologia, Vitimologia, Pedagogia, etc.

 

Formulário de Candidatura [Link]

A data limite para envio das candidaturas é 30 de Junho de 2016.

Consulte aqui o Regulamento [PDF].

Mais informações:
apav.pt/premio_apav

APAV apresenta coleção de Folhas Informativas

A APAV apresenta a Coleção de Folhas Informativas / Fact Sheets APAV, sobre os principais temas do apoio à vítima: tipos de crime e formas de violência; prevenção do crime e da violência; vítimas mais vulneráveis e voluntariado.

A apresentação de cada tema é sumária e concisa, procurando responder a questões essenciais: “O que é?”; “Quem é vítima?”; “Qual o impacto?”; “Que apoio está disponível?”. As Folhas Informativas incluem Recursos APAV e outros, para complementar com mais informação. Muitas folhas informativas contêm, ainda, gráficos, dados estatísticos, testemunhos e dicas de prevenção, num design padronizado, simples e apelativo.

A coleção, atualmente composta por 34 folhas informativas, irá ser enriquecida com novos temas. Os temas agora disponíveis são: APAV; Abuso sexual de crianças; Assédio sexual; Bullying; Burla; Crimes de ódio; Crimes rodoviários; Devassa da vida privada; Difamação e injúria; Discriminação racial ou étnica; Homicídio; Indemnização pelo Estado; Inquéritos de vitimação; Mutilação genital feminina; Ofensa à integridade física; Phishing; Qualidade na APAV; Segurança dispositivos móveis; Segurança em casa; Segurança na rua; Segurança no carro; Stalking; Tráfico de seres humanos; Turistas vítimas de crime; Violência contra crianças; Violência contra pessoas com deficiência intelectual e/ou multideficiência; Violência contra pessoas idosas; Violência doméstica; Violência entre pessoas do mesmo sexo; Violência filioparental; Violência institucional; Violência no namoro; Violência sexual; Voluntariado.

A Coleção de Folhas Informativas / Fact Sheets APAV está disponível online. Aceda aqui:
apav.pt/folhainformativa

Relatório Tráfico de Seres Humanos 2015

O Observatório do Tráfico de Seres Humanos, do Ministério da Administração Interna (OTSH/MAI), que tem como missão a recolha, tratamento e análise de dados sobre Tráfico de Seres Humanos (TSH), acaba de publicar o seu relatório anual, referente ao ano de 2015. O relatório já está disponível e pode ser consultado online.

Relatório Tráfico de Seres Humanos 2015

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon