• banner cansada
  • banner cansada
  • banner VD 404x132

APAV recebe Medalha de Mérito Municipal pelo Município de Vila Real

 

A APAV foi distinguida pelo Município de Vila Real, no dia 20 de Julho, com a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Municipal, pelo presidente da Câmara Municipal, Rui Santos.

O Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Vila Real está presente no concelho desde 1996, tendo ao longo destes anos apoiado cerca de 13.000 pessoas e desempenhado um papel fundamental na promoção do voluntariado e da prevenção da violência e do crime na comunidade, com especial enfoque nas crianças, jovens e comunidade escolar.

A atribuição da condecoração realizou-se no âmbito da comemoração do 90.º aniversário de elevação de Vila Real a cidade, cerimónia em que a responsável pelo sucesso da história da APAV em Vila Real e gestora do GAV de Vila Real, Elisa Brites, recebeu, em nome da APAV, a medalha e o diploma.

O presidente da APAV, João Lázaro, esteve presente na cerimónia e reuniu com a vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Eugénia Almeida, no dia 21 de Julho, com o objetivo de reconhecer e agradecer a parceria entre a APAV e a autarquia, pelo apoio às vítimas de crime e violência, seus familiares e amigos, contribuindo para a promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento social.

Apresentação do Filme "Isa" + Debate | 7 Agosto

A APAV promove uma sessão de apresentação do filme "Isa", no próximo dia 7 de Agosto, às 16h30, nas instalações dos Serviços de Sede em Lisboa. Esta curta-metragem, da autoria de Patrícia Vidal Delgado, aborda questões ligadas à violência e discriminação.

Além da exibição do filme, esta sessão vai contar com a presença da realizadora e de Daniel Cotrim (APAV), que vão animar uma conversa/debate sobre as temáticas do filme. O debate vai contar também com a participação de elementos do elenco: Sofia Furtado, José Carlos Cardoso, Gany Ferreira e Rita Cruz.

Sinopse:
Isa é uma jovem cabo-verdiana que acredita no teatro fórum para incentivar a discussão sobre problemas do bairro. O fosso entre a teoria e a prática alarga-se quando o seu trabalho é espelhado na sua realidade.

Trailer: vimeo.com/106419639

Evento: Facebook

APAV ouvida em audição parlamentar sobre Estatuto da Vítima

No âmbito do trabalho ativo de advocacia social no sentido de uma implementação efetiva da Diretiva das Vítimas em Portugal, a APAV produziu o documento de referência e de trabalho “Para um Estatuto da Vítima em Portugal: direitos mínimos das vítimas de todos os crimes – contributo da APAV para a transposição da Directiva da UE sobre direitos, apoio e protecção das vítimas” que é o resultado do trabalho de análise, estudo e pesquisa de um ano que contou com a participação de cerca de 70 profissionais e peritos das mais diversas áreas que lidam, mais direta ou indiretamente, com as vítimas de crime.

Após a realização de reuniões com a maioria dos partidos políticos presentes na Assembleia da República a APAV foi ouvida em audiência parlamentar na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias no âmbito da apreciação na especialidade da Proposta de Lei n.º 343/XII/4.ª do Governo que "Procede à 23.ª alteração ao Código de Processo Penal e aprova o Estatuto da Vítima, transpondo a Diretiva n.º 2012/29/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 25 de outubro de 2012, que estabelece normas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade e que substitui a Decisão-Quadro n.º 2001/220/JAI, do Conselho, de 15 de março de 2001.

A APAV foi fazer a apresentação e defesa pública do Parecer emitido sobre a proposta de lei sobre o “Estatuto da Vítima” realçando o carácter de mera transposição formal da Diretiva para o direito interno português que traduz uma concretização muito aquém do mínimo desejável para a melhoria dos direitos das vítimas de crime em Portugal, com muitas omissões de direitos previstos na Diretiva. Em suma, a parte dos direitos revela-se incompleta e incoerente; a parte da proteção mal compreendida pelo legislador; e a parte do apoio negligenciada.

Parecer da APAV [PDF]

APAV Notícias #52 | Julho 2015

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das actividades mais recentes da Associação. A newsletter #52, edição de Julho de 2015, reúne informação sobre as mais recentes actividades e notícias da APAV: a Audição Parlamentar sobre o Estatuto da Vítima; In Memoriam de Maria de Jesus Barroso Soares, Associada Honorária da APAV; Torneio de Golf solidário que se realiza no próximo dia 25 de Julho na Quinta de Benamor, Tavira; e a atribuição da Medalha Municipal de Mérito à APAV, por parte da Câmara Municipal de Tavira. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a nova newsletter:
APAV Notícias #52 | Julho 2015

APAV 25 Anos: Colecção de pacotes de açúcar

deltaapavcampanha25 02

No âmbito das comemorações dos 25 Anos da APAV, a Delta Cafés associa-se à APAV apresentando uma nova coleção exclusiva de pacotes de açúcar. Sob o mote "APAV, 25 Anos a Dar Voz ao Silêncio" foram produzidos pacotes de açúcar com dicas de prevenção.

Esta colecção reúne um total de dez mensagens diferentes e encontra-se disponível nos estabelecimentos de restauração.  

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon