• banner CARE 404x132
  • banner cansada

Dia Europeu da Vítima de Crime | APAV apresenta relatório sobre apoio a familiares e amigos de vítimas de homicídio

No dia 22 de fevereiro, Dia Europeu da Vítima de Crime, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promoveu um seminário-debate sobre o impacto e o apoio a familiares e amigos/as de vítimas de homicídio. O evento teve lugar nas instalações de Sede em Lisboa, sendo apresentado o Relatório APAV 2016 | Vítimas de Homicídio (PDF).

No seminário-debate foi também apresentado um novo micro-site de apoio específico - apav.pt/vitimasdehomicidio - e foi lançada uma nova campanha de sensibilização, desenvolvida criativamente por um grupo de alunos da Escola Superior de Comunicação Social.

A APAV trabalha diariamente para providenciar o apoio mais adequado e especializado às pessoas que a procuram em momentos de vulnerabilidade. O homicídio de alguém a quem se estava ligado por laços de parentesco e/ou de afeto/relação pessoal é seguramente um dos eventos mais traumáticos que alguém pode viver. A perda pode levar a um sofrimento intenso e a alterações significativas na vida pessoal, familiar e social. A morte por homicídio é sempre uma morte violenta.

Desde 2013, a APAV apoia familiares e amigos/as de vítimas de homicídio, através da rede especializada RAFAVH - Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio – de âmbito nacional, providenciando apoio prático, psicológico, social e jurídico, contribuindo para a minimização do impacto do crime de homicídio na vida dos familiares e amigos/as das vítimas. Pela especificidade do crime, também as vítimas dos homicídios tentados são apoiadas pela RAFAVH.

Desde a sua criação, a rede especializada RAFAVH apoiou 391 utentes, num total de 2.887 atendimentos. No ano de 2016, o Observatório de Crimes de Homicídio registou 103 vítimas de homicídio consumado em Portugal. No ano transacto, 75 novos/as utentes recorreram à RAFAVH, decorrentes de 22 crimes de homicídio consumado e 28 crimes de homicídio tentado.

 

Relatório APAV 2016 | Vítimas de Homicídio (PDF)
Infografia | Vítimas de Homicídio (PDF)
Materiais da Campanha (Zip)

APAV Açores | Jogo Solidário de Futebol | 25 Fevereiro

No âmbito do 10º aniversário da APAV Açores, no dia 25 de Fevereiro realiza-se um Jogo Solidário de Futebol.

Este evento, co-organizado com a Fundação Pauleta, terá lugar em São Roque - Ponta Delgada.

O jogo, que vai contar com a participação do ex-internacional português, está marcado para as 19h00 e o bilhete tem o valor simbólico de 2€.

Seminário APAV 10 Anos Casa de Abrigo ALCIPE | 29 Março | Auditório Camões, Lisboa

Assinalando os 10 Anos da Casa de Abrigo ALCIPE, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove o Seminário "Práticas e Reflexões para o Futuro no Acolhimento de Vítimas de Violência Doméstica". O seminário terá lugar no Auditório Camões, em Lisboa, no dia 29 de Março.

A Casa de Abrigo ALCIPE acolhia a 27 de Setembro de 2006 a primeira mulher vítima de violência. Hoje, passado 10 anos, assinalamos o início de um caminho marcado pelo acolhimento de 127 mulheres e 205 crianças. A violência doméstica permanece um flagelo social complexo e multidimensional que desconhece idades, fronteiras geográficas e culturais, embora, no que respeita ao género, continuem a ser as mulheres as protagonistas de grande parte das histórias deste crime. Volvidos 10 anos sobre a abertura da Casa de Abrigo ALCIPE, importa refletir sobre de que forma a APAV, mas também as demais instituições sociais e políticas, olham para o presente e o futuro no acolhimento a vítimas de violência doméstica. Um painel de oradores/as abordará temáticas centrais como:

  • a possibilidade de implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade que permitam aferir a qualidade dos serviços prestados neste tipo de resposta às vítimas de violência doméstica;
  • de que forma se poderá promover nas Casas de Abrigo o empreendedorismo e a criação do próprio emprego, perfilando-se como via de resolução das dificuldades de empregabilidade enfrentadas pelas mulheres, que em muito dificultam ou protelam o seu processo de autonomização;
  • que trabalho é desenvolvido com crianças e jovens nas Casas de Abrigo e que estratégias de intervenção poderão ser criadas;
  • quem são os profissionais que integram as equipas das Casas de Abrigo, que problemas enfrentam e que soluções desenvolvem, bem como o stress profissional e a necessidade de supervisão.

Programa, inscrições e informações:
apav.pt/seminarioalcipe

II Congresso AAPC: "As várias Faces do Crime Violento: Impacto, Prevenção e Intervenção” | 23/24 Fevereiro

A Associação Académica de Polícia Criminal, com o apoio da Escola de Polícia Judiciária, vai promover o II Congresso subordinado ao tema  "As várias Faces do Crime Violento: Impacto, Prevenção e Intervenção”.

O evento terá lugar nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, nas instalações do Edifício Sede da Polícia Judiciária (Auditório 1), em Lisboa. 

Eeste congresso conta com a participação de algumas individualidades intervenientes nesta temática, na expetativa de contribuir para um espaço de reflexão alargado e para o sucesso no combate a este tipo de criminalidade.

A APAV estará presente no congresso, representada por Sofia Nunes (painel "Violência Sexual").

Inscrições:
21 984 42 05 / Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Programa

Formação APAV: Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência

A Formação APAV promove, nos dias 8 e 9 de Março, o Curso "Crianças e Jovens Vítimas de Crime e de Violência". O curso terá lugar no Centro de Formação da APAV, nos Serviços de Sede em Lisboa.

Este curso tem como destinatários estudantes do ensino superior, profissionais das Ciências Sociais e Humanas, profissionais do Sistema de Justiça, profissionais da Educação, profissionais de Saúde, Forças de Segurança e profissionais interessados em adquirir conhecimentos nesta área.

Valor: 150€

Inscrições, até dia 2 de Março, através do nosso site:
formacaoapav.pt

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon