Vítima

 

Ser vítima de crime pode ser uma experiência difícil e traumática.

Cada um de nós pode ser, num dado momento da vida, vítima de um crime. O impacto do crime na vida da vítima pode ser tremendo e avassalador, dependendo de cada pessoa, do tipo de crime, das suas circunstâncias.

Cada pessoa reage à experiência de ser vítima de crime de forma diferente: enquanto uns conseguem reagir e lidar com isso, prosseguindo a sua vida normal sem que a vitimação os afete; muitas pessoas sofrem um grande impacto negativo nas suas vidas. Não existe uma maneira “correta” ou “certa” de se reagir ao crime – os sentimentos e as suas emoções após o crime são reações normais a um acontecimento, esse sim, nada normal – ser vítima de um crime.

Quem é vítima de crime pode originar ansiedade e dificuldade de concentração, sentimento de culpa, depressão, isolamento, perturbações em dormir, entre muitas outras reações.

As pessoas que são vítimas de crime, muitas vezes não sabem, ou têm dúvidas sobre o que fazer. Necessitam de alguém, que de uma forma amiga e solidária, as possa escutar, compreender e ajudar. A APAV existe para isso: para ouvir, aconselhar e apoiar a vítima de qualquer crime a lidar com os efeitos e consequências do crime. Tenha ou não participado o crime às autoridades.

Escutamos de forma atenta e interessada. Informamos e aconselhamos sobre os seus direitos e como exercê-los.

Esclarecemos e acompanhamos no relacionamento com as autoridades policiais e judiciárias, orientando e ajudando nas diligências a tomar.

Ajudamos a Vítima e seus familiares a superar o sofrimento da vitimação.

Apoiamos e encaminhamos para os apoios sociais existentes. Prestamos apoio emocional, jurídico, psicológico e social a quem é vítima de crime e a seus familiares, desenvolvendo um processo de apoio qualificado.

Os serviços de apoio prestados a cada vítima são gratuitos e confidenciais.

 

A APAV apoia as vítima de TODOS os crimes, seus familiares e amigos:

- pela Linha de Apoio à Vítima 116 006 (chamada gratuita)

- diretamente num dos Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV

- por email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 
 

 

Facebook Kapak Resimleri en yeni oyunlarkız oyunları php dersleri canadian provincial flagscustom flag bayrak custom flagscustom flag promosyon