• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Casa de Abrigo ALCIPE | 10 Anos

Publicado .

A Casa de Abrigo ALCIPE, para mulheres e crianças vítimas de violência, assinala este ano os seus 10 anos de existência. Esta é uma das duas Casas de Abrigo geridas pela APAV, que complementa o trabalho de sensibilização e de apoio, desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio à Vítima, pela Linha de Apoio à Vítimas e pelas unidades de apoio especializado. No dia 27 de Setembro de 2006 foram registados os seus primeiros acolhimentos.

Ao longo destes dez anos deparámo-nos com muitos desafios, que têm sido encarados como um processo de aprendizagem constante. Trabalhar de uma forma tão próxima com mulheres e crianças vítimas do crime de violência doméstica tem constituído uma oportunidade para conhecer as pessoas de uma forma mais completa. Trata-se de um trabalho que tem tanto de desgastante como de desafiante, onde se procura que a Casa de Abrigo seja mais do que o espaço que acolhe e protege as mulheres e crianças vítimas de violência doméstica.

A Casa de Abrigo é também o espaço onde cada mulher tem a hipótese de se (re)conhecer como pessoa, mulher, mãe, profissional… É o espaço onde cada pessoa tem a oportunidade de lidar com sentimentos negativos (e por vezes percepcionados como avassaladores), como o medo, a revolta, zanga, raiva, ira, decepção, angústia, onde lhes é permitido emocionarem-se sem que se sintam constrangidas por se permitirem chorar. Mais do que poder falar sobre o seu passado, cada mulher pode tentar projectar-se no futuro, dando lugar ao optimismo, falando abertamente sobre as suas aspirações, sem se permitirem que as dificuldades as paralisem, sem se sentirem julgadas pelas escolhas que fazem.

No caso das crianças, tem sido possível proporcionar-lhes um ambiente tranquilo e securizante. O maior retorno que temos tido é continuarmos a manter o contacto com algumas das famílias que se foram autonomizando, e acompanhá-las no seu crescimento. E sentimos a enorme alegria de rever crianças, que conhecemos ainda bebés, quando regressam para nos visitar. Sentimos o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

A celebração destes primeiros dez anos de vida da Casa de Abrigo ALCIPE vai ser marcada pela promoção de diversas iniciativas, contudo não deverá servir apenas para se olhar para o passado ou para se fazer um balanço. Deveremos, sobretudo, olhar para o futuro: honrar o trabalho dos últimos dez anos encarando a próxima década, contribuindo para que cada vez mais mulheres e crianças possam encontrar novos rumos, que possam rumar a novos projectos de vida sem violência.