Como Apoiamos

A APAV apoia pessoas vítimas de crime, seus familiares e amigos, de forma gratuita e confidencial.

Oferecemos um apoio prático, psicológico, jurídico e social. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima são especializados no apoio a pessoas que foram ou são vítimas de algum tipo de crime e estão disponíveis para o ouvir, garantindo a confidencialidade e o respeito pela sua autonomia.

Se for vítima de um crime ou conhecer alguém que o seja, poderá contactar-nos e conversar com um/a dos/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima, que irão ajuda-lo/a a lidar com o impacto que o crime deixou na sua vida ou indicar-lhe como poderá ajudar um familiar ou amigo que tenha passado por situação de cime.

Ouvimos, informamos e apoiamos cada pessoa, com base nas suas necessidades e nas características e contexto do crime de que foi alvo.

 

Linha de Apoio à Vítima (LAV)

Poderá contactar a APAV gratuitamente através da nossa Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (dias úteis, das 8h às 22h).

A Linha de Apoio à Vítima corresponde ao número europeu gratuito de apoio a vítimas de crime, detido em Portugal pela APAV.

logo num uni APAV
Apoios SIAD

 

Gabinetes de Apoio à Vítima

A APAV tem uma rede nacional de 18 Gabinetes de Apoio à Vítima, representada em 25 localidades portuguesas. Os nossos GAV oferecem um apoio presencial, telefónico ou online.

 CONTACTOS

 

Messenger / Skype

Pode procurar o apoio da APAV pelo Messenger, no Facebook, ou por videochamada, através do Skype.

facebook

 

Serviço de Vídeo Intérprete de Língua Gestual | SERVIIN

 

 

Casas de Abrigo

A APAV tem duas Casas de Abrigo destinadas ao acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica e seus filhos e um Centro de Acolhimento destinado a mulheres vítimas de Tráfico.

 

Sub-Redes de Apoio Especializado

RAFAVH | Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio

A Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio (RAFAVH) é um apoio especializado que a APAV oferece a vítimas de homicídio tentado, seus familiares e amigos, e a familiares e amigos de vítimas de homicídio consumado.

O homicídio pode ter consequências devastadoras na vida dos familiares e amigos da vítima mortal. Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados da RAFAVH ouvem e ajudam a superar o impacto do crime.

Os familiares e amigos de vítimas de homicídio, assim como as vítimas de homicídio tentado, poderão ser referenciadas para a APAV pelas autoridades policiais e judiciárias ou qualquer outra instituição. Poderão ainda contactar diretamente um dos nossos Gabinetes de Apoio à Vítima ou a nossa Linha de Apoio à Vítima.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

CARE | Rede de Apoio a Crianças e Jovens Vítimas de Violência Sexual

A Rede CARE apoia crianças e jovens vítimas de violência sexual. Os/as nossos/as Técnicos/as de Apoio à Vítima especializados neste tipo de apoio, procuram promover a estabilização emocional, a recolha de informação, o levantamento de necessidades, o esclarecimento sobre direitos, apoio psicológico, apoio social, acompanhamento em diligências junto do sistema judicial (ex. Declarações para Memória Futura), elaboração de relatórios de apoio à vítima, apoio no pedido de indemnizações ou apoio junto das famílias e/ou comunidade escolar.

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

 

UAVMD | Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação

A Rede de Apoio a Vítimas Migrantes e de Discriminação é uma sub-rede especializada da APAV dedicada ao apoio a pessoas de nacionalidade não portuguesa - imigrantes, refugiados ou que se encontrem em Portugal temporariamente por outros motivos - que tenham sido vítimas de qualquer tipo de crime.

Os/as Técnicos/as de Apoio à Vítima da rede são especializados na intervenção em alguns tipos de crime, independentemente da nacionalidade da vítima, nomeadamente: tráfico de pessoas, mutilação genital feminina, casamento forçado, crimes de ódio e discriminação, bem como nas situações de discriminação enquanto contra-ordenação.

 

LISBOA
21 358 79 14
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

AÇORES
296 285 399
This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.