APAV e SIC em parceria no projeto “Na Porta ao Lado”

Published .

NaPortaAoLado 1 hgu2

A APAV juntou-se à SIC e à sua plataforma de streaming OPTO no projeto “Na Porta ao Lado”, uma trilogia de filmes escritos e dirigidos por mulheres, focados no tema da violência doméstica — em diferentes classes sociais e contextos.

O primeiro filme, Esperança, está disponível desde 24 de Julho e foi escrito e realizado por Cláudia Clemente. Rita Loureiro é Helena, uma violoncelista já afastada dos palcos, casada com Mário (Miguel Guilherme), um homem mais velho e controlador — que sistematicamente a critica enquanto artista e mulher, até a deixar isolada e insegura. Até que um jornalista (Cristóvão Campos) se aproxima e irá tentar ajudá-la.

A 21 de Agosto estreou o segundo título desta série: Amor. Num contexto familiar de classe média, a pandemia vem revelar um Jorge (Marco D’Almeida) que até então a sua mulher não tinha conhecido. Marta (Cláudia Vieira) já estava habituada a trabalhar em casa, pelo que a sua rotina não foi muito alterada. Por outro lado, o seu marido viajava muito em trabalho, e não acaba por não lidar bem com o confinamento e, por consequência, com o facto de ser a sua mulher quem sustenta a casa naquela fase. É aí que o seu lado violento é revelado, primeiro em relação a Marta e depois também com o filho de 10 anos do casal. Inês (Cleia Almeida) é a vizinha que se apercebe de que algo se passa. Este filme foi escrito por Filipa Martins e realizado por Rita Nunes.

O capítulo final deste projeto será Medo, escrito por Patrícia Sequeira e Filipa Leal e realizado por Patrícia Sequeira. Conta com Lúcia Moniz, Renato Godinho e Maria João Falcão como protagonistas e deverá estar disponível na plataforma OPTO em breve.

Esta série teve o apoio financeiro do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) e foi produzida pela Santa Rita Filmes, em parceria com a SIC.