Valores
HORA DE SER

Os valores do Hora de SER® contribuem para o desenvolvimento de relacionamentos interpessoais mais positivos. Ao longo do programa, de uma forma lúdica e pedagógica, pretende-se que as crianças reconheçam a importância destes valores nos seus relacionamentos e os coloquem em prática no seu dia-a-dia, nos diferentes contextos da sua vida.

Cooperação

  • Cooperar consiste em trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum. O papel de cada pessoa do grupo é muito importante para atingir esse objetivo e a aprendizagem em grupo é mais enriquecedora e significativa.
  • Contrariamente à competição, a cooperação promove competências individuais (e.g., autoestima e autoconceito) e socias (e.g., respeitar a opinião do/a outro/a), contribuindo para relacionamentos interpessoais mais positivos.
  • Este valor, presente em todas as sessões Hora de SER , serve de “base” aos restantes.

Diversidade & Individualidade

  • Diz respeito às diferenças naturais que nos caracterizam enquanto seres humanos (e.g., crenças pessoais, forma de vestir, língua, aparência física) e que nos tornam únicos/as.
  • Nas sessões Hora de SER, pretende-se promover o respeito pela diversidade, através do reconhecimento da diversidade enquanto algo natural e positivo. De igual modo, pretende-se valorizar a individualidade, através da premissa “Eu sou único/a e especial”.

Igualdade

  • A igualdade é um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos. Todas as pessoas devem ter os mesmos direitos e oportunidades, reconhecimento e valorização, independentemente das diferenças interpessoais que as caracterizam (e.g., género, etnia, condição física, idade).
  • Nas sessões Hora de SER, pretende-se sensibilizar as crianças para as consequências da desigualdade e garantir que, durante as atividades, todas as crianças são igualmente importantes e têm o direito às mesmas oportunidades.

Empatia

  • Caracteriza-se pela capacidade de compreender a perspetiva da outra pessoa e de perceber o que esta está a sentir. Ainda que não seja considerada um valor, a empatia assume especial relevância na prevenção da violência, na manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis e na adoção de comportamentos positivos.
  • É, portanto, central no Hora de SER® , sendo promovida na maioria das atividades deste programa.

Respeito

  • O respeito é um valor essencial nos relacionamentos saudáveis e é central na prevenção da violência. Está subjacente à dignidade, um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, que significa que todas as pessoas merecem ser respeitadas, independentemente da idade, religião, estatuto socioeconómico, orientação sexual ou qualquer outra característica. Por outro lado, é indissociável do princípio de não-violência.
  • Nas sessões Hora de SER, pretende-se promover o respeito pelo/a outro/a, pelas suas opiniões, pelas características de cada um/a, pelos seus interesses e formas de ser/estar, através do reconhecimento do valor individual e do valor do/a outro/a, assegurando que ambos são respeitados.

Tolerância

  • A tolerância pode definir-se como respeito, aceitação e valorização da diversidade, dos nossos modos de expressão e das características interpessoais que nos caracterizam enquanto seres humanos diversos (e.g., aspeto físico, valores, convicções), sem renunciar às próprias convicções, nem tentando impô-las aos/às outros/as.
  • Nas sessões Hora de SER, pretende-se que as crianças reconheçam que todas as pessoas têm direito de ser como são e que a sua liberdade deve ser respeitada, desde que não coloque em causa a liberdade dos/as outros/as.

Inclusão

  • Significa reconhecer que cada pessoa é membro do grupo e, como tal, deve ser respeitada e integrada, sendo-lhe dada a possibilidade de partilhar a sua opinião e experiências, sem receio de ser julgada ou rejeitada.
  • Nas sessões Hora de SER pretende-se desenvolver a consciência de grupo e promover a inclusão, através da partilha entre pares e da promoção de interações positivas.
  • Cooperação

    • Cooperar consiste em trabalhar em conjunto para atingir um objetivo comum. O papel de cada pessoa do grupo é muito importante para atingir esse objetivo e a aprendizagem em grupo é mais enriquecedora e significativa.
    • Contrariamente à competição, a cooperação promove competências individuais (e.g., autoestima e autoconceito) e socias (e.g., respeitar a opinião do/a outro/a), contribuindo para relacionamentos interpessoais mais positivos.
    • Este valor, presente em todas as sessões Hora de SER , serve de “base” aos restantes.
  • Diversidade & Individualidade

    • Diz respeito às diferenças naturais que nos caracterizam enquanto seres humanos (e.g., crenças pessoais, forma de vestir, língua, aparência física) e que nos tornam únicos/as.
    • Nas sessões Hora de SER, pretende-se promover o respeito pela diversidade, através do reconhecimento da diversidade enquanto algo natural e positivo. De igual modo, pretende-se valorizar a individualidade, através da premissa “Eu sou único/a e especial”.
  • Igualdade

    • A igualdade é um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos. Todas as pessoas devem ter os mesmos direitos e oportunidades, reconhecimento e valorização, independentemente das diferenças interpessoais que as caracterizam (e.g., género, etnia, condição física, idade).
    • Nas sessões Hora de SER, pretende-se sensibilizar as crianças para as consequências da desigualdade e garantir que, durante as atividades, todas as crianças são igualmente importantes e têm o direito às mesmas oportunidades.
  • Empatia

    • Caracteriza-se pela capacidade de compreender a perspetiva da outra pessoa e de perceber o que esta está a sentir. Ainda que não seja considerada um valor, a empatia assume especial relevância na prevenção da violência, na manutenção de relacionamentos interpessoais saudáveis e na adoção de comportamentos positivos.
    • É, portanto, central no Hora de SER® , sendo promovida na maioria das atividades deste programa.
  • Respeito

    • O respeito é um valor essencial nos relacionamentos saudáveis e é central na prevenção da violência. Está subjacente à dignidade, um dos princípios fundamentais dos Direitos Humanos, que significa que todas as pessoas merecem ser respeitadas, independentemente da idade, religião, estatuto socioeconómico, orientação sexual ou qualquer outra característica. Por outro lado, é indissociável do princípio de não-violência.
    • Nas sessões Hora de SER, pretende-se promover o respeito pelo/a outro/a, pelas suas opiniões, pelas características de cada um/a, pelos seus interesses e formas de ser/estar, através do reconhecimento do valor individual e do valor do/a outro/a, assegurando que ambos são respeitados.
  • Tolerância

    • A tolerância pode definir-se como respeito, aceitação e valorização da diversidade, dos nossos modos de expressão e das características interpessoais que nos caracterizam enquanto seres humanos diversos (e.g., aspeto físico, valores, convicções), sem renunciar às próprias convicções, nem tentando impô-las aos/às outros/as.
    • Nas sessões Hora de SER, pretende-se que as crianças reconheçam que todas as pessoas têm direito de ser como são e que a sua liberdade deve ser respeitada, desde que não coloque em causa a liberdade dos/as outros/as.
  • Inclusão

    • Significa reconhecer que cada pessoa é membro do grupo e, como tal, deve ser respeitada e integrada, sendo-lhe dada a possibilidade de partilhar a sua opinião e experiências, sem receio de ser julgada ou rejeitada.
    • Nas sessões Hora de SER pretende-se desenvolver a consciência de grupo e promover a inclusão, através da partilha entre pares e da promoção de interações positivas.

Este website foi desenvolvido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), no âmbito do Projeto SER Plus – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos, cofinanciado pelo Programa Cidadãos Ativ@s - EEA Grants, gerido em Portugal pelo consórcio entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto. O seu conteúdo reflete os pontos de vista das/os autoras/es, não podendo a entidade financiadora ser responsabilizada por qualquer utilização que possa ser feita da informação contida no mesmo.