Violência Doméstica

A violência doméstica engloba comportamentos simples ou repetidos, utilizados num relacionamento em que haja uma expetativa de confiança, causando dano ou angústia à pessoa idosa.

As pessoas envolvidas podem ser casadas ou não, ser heterossexuais ou homossexuais, viver juntas, separadas ou a namorar. Qualquer um de nós pode ser vítimas de violência doméstica. As vítimas podem ser ricas ou pobres, de qualquer idade, sexo, religião, cultura, grupo étnico, orientação sexual, formação ou estado civil.

A violência pode surgir sob diversas formas e pode acontecer uma ou várias vezes. A pessoa idosa, devido à sua vulnerabilidade, é dos membros mais frágeis de uma família. Estas estão cada vez mais desprovidas de atenção, sendo remetidas para a base da pirâmide familiar. Assim, tornam-se no alvo mais frágil de violência doméstica.

Entende-se por Violência Doméstica, infligir maus tratos, de forma continuada ou não, maus tratos físicos ou psicológicos, incluindo castigos corporais, privações da liberdade e ofensas sexuais a pessoa particularmente indefesa, nomeadamente em razão da idade, deficiência, doença, gravidez ou dependência económica, que com ele coabite (Alínea D, art.º152 do Código Penal).

Para a APAV o crime de violência doméstica deve abranger todos os atos que sejam crime e que sejam praticados neste âmbito.
A APAV apoia as pessoas que foram vítimas de violência e de crime, os seus familiares e amigos. Apoia vítimas de todos os crimes: violência doméstica, maus tratos, ameaças, crimes sexuais, rapto, sequestro, furto por esticão, burla, extorsão, abuso de confiança, entre tantos outros crimes.

A violência sobre as pessoas idosas constitui uma Violação dos Direitos Humanos e é uma causa frequente de: doença, desespero, isolamento.

O CRIME DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É PÚBLICO, OU SEJA, QUALQUER PESSOA QUE SAIBA OU SUSPEITE QUE UMA PESSOA IDOSA ESTÁ A SER VITIMA DESTE CRIME TEM A OBRIGAÇÃO DE DENUNCIAR. A VIOLÊNCIA MAGOA. O SEU SILÊNCIO PODE MAGOAR AINDA MAIS.

campanha violencia mulheres 3

Copyright © 2014 APAV