"Zero Mortos na Estrada" | Semana Europeia da Mobilidade

Publicado .

ancia noticia zero mortos estrada2021

A APAV enquanto organização nacional de apoio à vítima, interessada na promoção da prevenção da criminalidade e da vitimação rodoviária, associa-se à iniciativa "Zero Mortos na Estrada", promovida em Portugal pela ANCIA — Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel, em parceria com a GNR e a PSP.

Com o lema "Obrigatório Escolher a Vida", a campanha apela aos automobilistas para que cumpram as regras do Código da Estrada, respeitem os limites de velocidade, usem o cinto de segurança ou capacete, não consumam bebidas alcoólicas ou drogas e não usem o telemóvel ao volante.

Esta campanha está integrada nas iniciativas da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre de 16 a 22 de Setembro.

Apresentação das RAP — Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica

Publicado .

RAP Noticia site

Decorre hoje, 16 de Setembro, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, a sessão pública de apresentação das RAP — Respostas de Apoio Psicológico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica, com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, a abrir a sessão.

Este programa, criado pela Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, cria as primeiras respostas especializadas de apoio psicológico e psicoterapêutico para crianças e jovens vítimas de violência doméstica atendidas e/ou acolhidas na Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Esta intervenção da RNAVVD é uma resposta ao impacto da violência doméstica contra crianças e jovens. Entre 2015 e 2019, foram acolhidas nas casas de abrigo e nas respostas de acolhimento de emergência da RNAVVD, com as suas mães, um total de 7414 crianças e jovens.

Com uma dotação total de 2 milhões e 510 mil euros, do Programa Operacional Inclusão Social, foi ainda celebrado um protocolo assinado entre a CIG e a Ordem dos Psicólogos Portugueses no início de 2021.
O programa da sessão integra um painel sobre o impacto da violência doméstica nas crianças e jovens e a necessidade de intervenção especializada.
No período da tarde decorrerá uma sessão de trabalho restrita às e aos profissionais que integram, ou integrarão, das novas Respostas de Apoio Psicológico. A APAV estará representada pelo Gustavo Duarte, Assessor Técnico do GAV de Santarém.

PSI FB

APAV Notícias #126 | Setembro 2021

Publicado .

A newsletter APAV Notícias, boletim informativo da APAV, apresenta um resumo das atividades mais recentes da Associação. A edição #126, de setembro de 2021, reúne informação sobre: os 15 anos da Casa de Abrigo Alcipe para mulheres e crianças vítimas de violência; o Open Day do projeto APAV no Bairro dos Navegadores; a nova campanha de divulgação da APAV; e a iniciativa "Zero Mortes na Estrada", que está integrada na Semana Europeia da Mobilidade. A newsletter inclui ainda vários destaques.

Consulte aqui a newsletter:
APAV Notícias #126 | Setembro 2021

Lancheira APAV

Publicado .

Criada pela Garbags, a partir de lonas de campanhas de sensibilização APAV que foram recicladas e transformadas em itens de utilidade diária, alia a moda, a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa numa só peça.

Disfrute e use-a num piquenique, no acondicionamento do lanche/almoço dos seus filh@s no regresso à escola, num passeio à beira rio, na praia, etc.

Já disponível na loja solidária da APAV: www.apav.pt/loja/apav

Boas refeições!

In Memoriam Jorge Sampaio (1939-2021)

Publicado .

A APAV manifesta o seu sentido pesar pelo falecimento de Jorge Sampaio, apresentando à família e amigos as mais respeitosas condolências.

Jorge Sampaio foi Presidente da República durante dois mandatos, entre 1996 e 2006. Foi nomeado pelo secretário-geral da ONU enviado especial para a Luta contra a Tuberculose em 2006 e, entre 2007 e 2013, foi alto representante da ONU para a Aliança das Civilizações. Atualmente presidia à Plataforma Global para os Estudantes Sírios, fundada em 2013.

A sua vida, dedicada ao serviço público, foi um exemplo de luta pelos Direitos Humanos e pela liberdade.