"O que acontece na internet não fica só na internet”

Publicado .

"O que acontece na internet não fica só na internet” é o mote da nova campanha de sensibilização da Associação Portuguesa de Apoio Vítima. Data breaches, phishing, burlas online, grooming, sextortion, cyberbullying e crimes de ódio são os sete temas para os quais se pretende alertar, com o objetivo de prevenir a vitimação online e promover a divulgação dos serviços de apoio da Linha Internet Segura (800 219 090).

Esta campanha foi desenvolvida criativamente pela agência CARMEN / YoungNetworkGroup e foi promovida no âmbito do Projeto ROAR: Empoderamento às vítimas de cibercrime, cofinanciado pelo Fundo para a Segurança Interna - Polícia - Comissão Europeia e no qual a APAV conta com a parceria nacional da Procuradoria-Geral da República, da Guarda Nacional Republicana, da Altice Portugal, da ACTEDO Romania e da Weisser Ring Germany.

Conferência ROAR: Desafios no apoio às vítimas de cibercrime | 3 Novembro

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove a Conferência ROAR: Desafios no apoio às vítimas de cibercrime no dia 3 de novembro, no Auditório 2 do edifício Altice - Picoas, Lisboa. Esta Conferência realiza-se no âmbito do Projeto ROAR: Empoderamento às vítimas de cibercrime, cofinanciado pelo Fundo para a Segurança Interna - Polícia - Comissão Europeia e no qual a APAV conta com a parceria nacional da Procuradoria-Geral da República, da Guarda Nacional Republicana, da Altice Portugal, da ACTEDO Romania e da Weisser Ring Germany.

Este evento destina-se às autoridades judiciais, aos agentes das Forças de Segurança, a representantes de organizações da sociedade civil, a representantes da indústria, aos média e a membros da academia, constituindo uma oportunidade única para conhecer práticas transnacionais e debater sobre as dificuldades enfrentadas na investigação do cibercrime e no apoio à vítima, realçando a importância da cooperação intersectorial na prevenção da cibercriminalidade.

A participação pode ser presencial ou através de plataforma digital.

Programa, inscrições e informações:
apav.pt/roar

VI Jornadas APAV Açores Contra a Violência

Publicado .

Cartaz Jornadas Acores

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promove as VI Jornadas APAV Açores Contra a Violência, que decorrerão nos dias 26 e 27 de novembro, na Escola Profissional EPROSEC, em Ponta Delgada.

No evento serão abordados quatro temas principais: a relação entre as vítimas de crime e o sistema de justiça penal e a investigação criminal, os relacionamentos online, a inteligência emocional e a violência contra pessoas idosas.

A participação pode ser PRESENCIAL ou através de PLATAFORMA DIGITAL. O evento é gratuito mas carece de inscrição obrigatória.

O programa completo e o formulário de inscrição podem ser consultados aqui.

"This is my story": saiba mais sobre estas histórias

Publicado .

This is my story é o mote desta nova campanha de sensibilização, promovida pela APAV, que traz exemplos positivos de integração de migrantes e refugiados, de diferentes nacionalidades e contextos socioculturais, em Portugal. Venha conhecer estas histórias! Esperamos que estes percursos, narrados na primeira pessoa, apoiem a desconstrução de preconceitos e sejam catalisadores de comunidades multiculturais, primadas pela tolerância e pelo respeito.

Esta campanha foi desenvolvida no âmbito do Projeto Counter@ct - prevenção e combate à radicalização online, projeto promovido pela APAV que tem como parceiros a Polícia Judiciária, Serviço de Informações de Segurança, Associação Renovar a Mouraria, JRS Portugal - Serviço Jesuíta aos Refugiados, Logframe, Digital Xperience, Fundación Fernando Buesa Blanco e Victim Support Europe.

Saiba mais sobre estas histórias: apav.pt/thisismystory

#thisismystory #learnmoreaboutmystory

Histórias APAV na primeira pessoa | Bruno Lopes

Publicado .

No âmbito da celebração dos 30 Anos APAV, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta o décimo oitavo vídeo das Histórias APAV na primeira pessoa. Trata-se de um conjunto de vídeos onde técnicos/as e voluntários/as, actuais e antigos/as colaboradores/as, fazem relatos na primeira pessoa onde partilham histórias de sucesso e percursos pessoais. Esta semana apresentamos o testemunho do Bruno Lopes, voluntário do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra.