• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV | 1990-2015 | 25 anos a dar voz ao silêncio

Publicado .

A APAV nasceu há 25 anos, no dia 25 de junho de 1990.
 
A ideia originária de um pequeno e empenhado grupo de cidadãos partilhada por alguns mais frutificou, consolidou-se e institucionalizou-se traduzindo, no momento oportuno, a necessidade de prestar atenção e apoio a quem é vítima de crime, na construção de uma sociedade portuguesa democrática mais justa e solidária. A APAV consolidou-se igualmente como voz ativa na sociedade contribuindo para o seu equilíbrio e pacificação.
 
O percurso fez-se com dificuldades e muito trabalho e esforço de todos aqueles e aquelas que, como Voluntários ou Colaboradores, fizeram ao longo destes anos da APAV a sua casa e a sua causa, contribuindo para o seu sucesso.
 
O número de pessoas alcançadas neste 25 Anos pela ação da APAV em apoio (cerca de 270.000) e em prevenção e formação (cerca de 100.000) e o número de Voluntários e Voluntárias (cerca de 3.500) encorajam-nos a prosseguir a sua Missão, renovando quotidianamente a sua razão de existir: as pessoas vítimas de crime, incluindo os seus familiares e amigos.
 
A APAV continua, volvidos 25 anos, a ser um projeto inovador na sociedade portuguesa e cabe-nos a nós, nas nossas funções e contributos, a responsabilidade de assegurar que as qualidades que a distinguem das demais se mantêm e se atualizam, pois muitos são os desafios que as organizações da sociedade civil enfrentam neste princípio de século novo. A APAV sempre o soube fazer, transformando-os em oportunidades e dando-lhes respostas com coragem, independência e inovação.
 
O 25º Aniversário foi celebrado simbolicamente com um Concerto Comemorativo por Jorge Moyano, na Sociedade de Geografia de Lisboa, mas a  maior celebração é o cumprimento quotidiano da nossa Missão de apoiar quem é vítima de crime, dando-lhe voz e zelando pelo seus direitos.