• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

15 Junho | Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima associa-se à iniciativa anual da International Network for Prevention of Elder Abuse (INPEA), que no dia 15 de Junho assinala o Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas. Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, considera-se que o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo de vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento activo e saudável.

A APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas. Com o aumento da esperança de vida prevê-se que o número de pessoas com mais de sessenta anos duplique até 2025, passando de 542 milhões em 1.995 para 1.200 milhões nessa data. A Organização Mundial de Saúde (OMS) receia que este aumento, associado a uma certa quebra de laços entre as gerações e com o enfraquecimento dos sistemas de proteção social, venha a agravar as situações de violência.

Desde 2000 até ao ano 2012, houve um aumento de 179% do total de pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV. Entre 2000 e 2012 a APAV recebeu 7.058 pessoas idosas vítimas de crime. No que diz respeito ao perfil da vítima, esta é geralmente do sexo feminino (cerca de 82,2%), com idades compreendidas entre os 65 e os 75 anos. Já o autor do crime é em cerca de 68% das situações do sexo masculino e com uma média de idades (21,6%) superior aos 65 anos de idade. A relação da vítima com o autor do crime é, em muitas das situações sinalizadas, uma relação de conjugalidade.

Com estes processos de apoio a APAV verificou ainda que existe um insuficiente conhecimento do tema por parte das vítimas, familiares e prestadores de cuidados, bem como uma insuficiente informação e capacitação dos profissionais para intervirem nestas situações. Como tal, é fundamental continuar a divulgar e sensibilizar a sociedade para esta temática.

Estatísticas APAV | Pessoas Idosas Vítimas de Crime e de Violência [2000-2012]