• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Casa de Abrigo Alcipe | 15 Anos ao Serviço da Comunidade

Publicado .

CDAA15Ar6ufy 098x1 SocialMedia

A Casa de Abrigo Alcipe, que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência, assinala este ano os seus 15 anos de existência. Trata-se de uma das duas Casas de Abrigo geridas pela APAV, que complementam o trabalho desenvolvido pelos Gabinetes de Apoio à Vítima, pela Linha de Apoio à Vítima e pelas unidades de apoio especializado. Foi a 27 de Setembro de 2006 que a APAV acolheu a primeira mulher vítima de violência doméstica nesta Casa de Abrigo.

Desde 2006 a acolher mulheres e crianças vítimas de violência. A rede nacional de casas de abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência da APAV, da qual faz parte a Casa de Abrigo Alcipe, pretende ser um espaço de apoio e segurança para quem precise de recomeçar e construir um novo projeto de vida sem violência. Além disso, procura-se que a Casa de Abrigo Alcipe seja mais do que um espaço que acolhe e protege as mulheres e crianças vítimas de violência.

 É também onde cada pessoa tem a oportunidade de processar os sentimentos mais negativos relativos à sua experiência e de se voltarem a conhecer nos diversos papéis que desempenham na sociedade, permitindo-se pensar no futuro e projetar uma vida autónoma. Para as crianças, o objetivo é proporcionar-lhes um ambiente de tranquilidade e segurança, para que possam crescer de forma saudável.

 A celebração destes 15 anos de Casa de Abrigo Alcipe leva-nos a fazer um balanço e avaliar o passado, mas também serve para que se olhe para o futuro e desenvolva novas iniciativas para que possamos ajudar cada vez mais mulheres e crianças vítimas de violência a encontrar uma nova vida.