• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Dia Mundial do Refugiado | A história de Anguoy

Publicado .

Anguoy nasceu no Sudão do Sul, palco de uma das mais complexas crises humanitárias do mundo. Apesar do tratado de paz alcançado, a violência entre grupos armados e entre comunidades persiste em partes do território, um cenário agravado pela elevada escassez alimentar. Esta crise já gerou 2.2 milhões de refugiados e 1.6 milhões de deslocados internos.

Este é apenas um dos países de origem dos milhares de pessoas que, tal como o Anguoy, foram forçadas a abandonar as suas casas, movendo-se por uma extraordinária determinação e coragem, procurando apoio, proteção e asilo noutros países. Pessoas que, durante o seu percurso migratório são frequentemente confrontadas com novas situações de violência e de discriminação.

Chegar finalmente a um país seguro e capaz de oferecer proteção não significa o fim desta longa jornada. A semelhança de outros países de acolhimento, em Portugal existem problemas de desarticulação nas respostas de acolhimento e insuficiência no apoio prestado. A extrema vulnerabilidade em que estas pessoas se encontram, foi recentemente agravada pela pandemia que as tem afetado de forma desproporcional.

Infelizmente, situações de violência e crime ocorrem também muitas vezes nos locais onde deveriam finalmente sentir-se seguras. A APAV, através de Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação, presta serviços de apoio especializado a pessoas refugiadas e requerentes de asilo que se encontrem em Portugal e tenham sido vítimas de alguma forma de violência ou crime.

No dia 20 de junho assinala-se o Dia Mundial do Refugiado e a APAV vem expressar a sua profunda admiração pelas pessoas refugiadas e reiterar o seu comprometimento em continuar a prestar apoio especializado e de qualidade quando sejam confrontadas com situações de crime neste país que é também o seu novo lar.