• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 de dezembro | Dia Internacional dos Migrantes

Publicado .

dia internacional dos migrantes

Assinala-se hoje, dia 18 de Dezembro, o Dia Internacional dos Migrantes.

Como lembra a Organização das Nações Unidas, “ao longo da história da humanidade, a migração tem sido uma corajosa expressão da vontade individual de ultrapassar as adversidades e viver uma vida melhor”.

Apesar da sua resiliência, as pessoas migrantes vivem frequentemente situações de marginalização e exclusão, privadas de acesso a direitos fundamentais como saúde, habitação, educação, justiça e participação cívica.

No ano de 2020, a pandemia de COVID-19 acentuou as dificuldades das comunidades migrantes, particularmente afetadas nas questões relacionadas com a perda de trabalho e emprego, despejos e múltiplas discriminações.

O aumento da vulnerabilidade das pessoas migrantes traduz-se também na forma como as situações de crime e violência as atingem, tornando-as também mais vulneráveis a exploração, tráfico de seres humanos, violência de género, crimes de ódio e discriminação no acesso a bens e serviços.

Em 2005, compreendendo que as pessoas migrantes vítimas de crime, apresentam necessidades específicas que exigem um apoio especializado, a APAV criou a Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação (UAVMD) em Lisboa.

A UAVMD completa 15 anos este ano e continua a promover apoio especializado a pessoas migrantes, também em articulação com a restante rede de serviços de proximidade e restantes unidades orgânicas da APAV.

Continuamos ainda a investir na melhoria de procedimentos e boas práticas no apoio a pessoas migrantes, desenvolvendo projetos e fomentando a colaboração com as entidades parceiras e o trabalho em rede.

Se é migrante e foi vítima de crime, contacte-nos.

UAVMD | 21 358 79 14

Linha de Apoio à Vítima | 116 006