• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

17 de Maio | Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia

Publicado .

dobras da bandeira do arco iris 23 2148165476

Assinala-se hoje, 17 de maio, o Dia Internacional contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia, data em que se lembra a legitimação e expansão da luta pelos direitos humanos com a retirada da homossexualidade da “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde”, em 1990.

Os conceitos de homofobia e transfobia encerram em si não apenas sentimentos e atitudes negativas dirigidas a indivíduos de orientação sexual e identidade de género que não estão de acordo com as expectativas de género da maioria da sociedade, como também sentimentos de intolerância e expressões comportamentais como o ódio, atos discriminatórios ou mesmo atos de violência.

A homofobia, a bifobia, a transfobia e todas as outras formas de intolerância relativas a orientações e características sexuais devem ser prevenidas e combatidas em todas as sociedades. Em Portugal expressões ofensivas ou atos de violência em função de orientação sexual ou identidade de género são crimes. Atos discriminatórios, ainda que não violentos, são ilegais.

O impacto de atitudes discriminatórias e da violência motivados por características identitárias são preocupantes e altamente danosos para as vítimas e para a comunidade onde estas se inserem. A APAV reforça a importância de sensibilizar e educar para a tolerância e pelo respeito à diversidade.

A APAV, através da rede nacional de serviços de proximidade, da rede UAVMD - Unidade de Apoio à Vítima Migrante e de Discriminação - e da sua Linha de Apoio à Vítima – 116 006 (chamada gratuita, 9h-21h, dias úteis), apoia também vítimas de crimes e de discriminação motivados pela sua orientação sexual e/ou identidade de género.