• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

18 novembro | Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual

Publicado .

Assinalou-se a 18 de novembro o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual. A data foi instituída em 2015 por decisão do Comité de Ministros do Conselho da Europa.

O Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual pretende aumentar a consciência pública sobre o tema e sobre a importância de combater estes crimes, bem como facilitar a discussão aberta sobre a proteção de crianças, contribuindo para prevenir e eliminar a estigmatização das vítimas.

Os atos de exploração e abuso sexual constituem uma grave violação dos direitos das crianças e têm efeitos nefastos na vida das vítimas. Se suspeita de uma situação de exploração ou abuso, não hesite: peça ajuda. O abuso sexual de crianças e jovens não tem de ser um segredo.

A APAV está disponível para ajudar as crianças e jovens vítimas, suas famílias e amigos/as, através da Rede CARE - apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual.

Desde 2016 e até maio de 2019, a Rede CARE já apoiou 881 crianças e jovens, 104 familiares e amigos/as, e realizou 10.509 atendimentos.

Fale com a APAV através do 116 006 (chamada gratuita, dias úteis, 9h - 21h). Toda a informação em apav.pt/care.