APAV recebe Prémio D. António Francisco dos Santos

Publicado .

logo premio.jpg 1200x0 q85 subsampling 2

A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é a entidade distinguida, em 2019, com o Prémio D. António Francisco dos Santos, no valor de 75 mil euros.

O Presidente da APAV, João Lázaro, em declarações à Rádio Renascença, descreve a distinção como «um reconhecimento que muito honra a instituição» e que «vem encorajar a APAV», dando-lhe «mais responsabilidade pelo trabalho que faz há quase 30 anos no apoio a quem é vítima de crime, designadamente as vítimas dos crimes mais complexos, as mais vulneráveis e, muitas vezes, as vítimas em situação de maior desfavorecimento» .

João Lázaro diz que o galardão «significa também o reconhecimento e a visibilidade desse reconhecimento por parte de instituições ligadas à comunidade católica», que em seu entender «honra a parceria que a APAV tem realizado de uma forma informal ao longo dos anos com todas as comunidades, em que há vítimas de crime». Segundo a associação, o prémio destaca, por outro, lado «os valores e princípios» de uma instituição que «serve todas as comunidades e que é claramente uma associação não confessional». 

Em 2018, a distinção foi entregue a duas iniciativas do Serviço Jesuíta aos Refugiados - ao Centro S. Cirilo e ao Centro de acolhimento/atendimento Santo António do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Porto.

Fonte: Rádio Renascença