• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

25 anos do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Publicado .

O Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra da APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima comemora, em 2019, 25 anos de existência na cidade. Este foi o quarto gabinete da então ainda muito jovem APAV, tendo sido  considerado fundamental para o alargamento dos serviços de apoio às vítimas de crime em toda a região centro do país.

Desde maio de 1994 (com inauguração oficial a 28 de abril do mesmo ano) que o GAV Coimbra apoia de forma humanizada, qualificada e gratuita vítimas de todos os tipos de crime, seus/suas familiares e amigos/as. Desde a sua abertura, registam-se cerca de 11 500 processos de apoio iniciados, de vítimas não só do distrito de Coimbra mas de toda a região.

Instalado desde 1996 na Rua do Teodoro, n.º 1 (tendo passado antes por instalações provisórias na Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, entre 1994 e 1996), o GAV Coimbra mudou de instalações, em junho de 2018, para um novo espaço na Avenida Fernão de Magalhães, n.º 153, 1.º andar, sala 1.

Ao longo de 25 anos, o GAV Coimbra tem vindo a crescer e a alargar o seu trabalho na comunidade, estabelecendo parcerias formais e informais com várias entidades, estando presente em várias redes - tais como o Grupo Violência: informação intervenção, investigação, do qual é membro fundador; a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Coimbra; a Rede Social de Coimbra; a Rede Regional de Apoio a Vítimas de Tráfico de Seres Humanos; a Agência de Prevenção do Trauma e para a defesa dos Direitos Humanos (Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra); o Conselho Consultivo da Comarca de Coimbra, entre muitas outras parcerias.

Todo o trabalho de apoio às vítimas de crime não seria possível sem as pessoas que colaboram e colaboraram connosco, em particular as centenas de voluntários/as e estagiários/as que ao longo destes 25 anos ofereceram o seu tempo, saber, disponibilidade emocional e solidariedade para apoiar pessoas em crise. A todos/as eles/as, agradecemos terem feito parte da nossa história e da história do apoio à vítima em Portugal.

As complexas transformações da sociedade portuguesa e do mundo obrigam-nos a modificar o nosso olhar a cada momento e a procurar outras e novas atitudes e possibilidades no apoio à vítima de crime. Acreditamos que, com a colaboração de todos os cidadãos e cidadãs empenhados/as na defesa dos direitos humanos, faremos, em conjunto, mais e melhor, apostando na prevenção da violência.

Para comemorar esta data tão significativa, o Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra promove um Open Day no próximo dia 23 de maio, às 11.00, aproveitando para inaugurar oficialmente as novas instalações na Avenida Fernão de Magalhães. Esperamos por todos/as os que nos queiram conhecer.