• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

ALERTA: Chamadas fraudulentas

Publicado .

Chamadas Falsas

O Centro Nacional de Cibersegurança alertou recentemente para telefonemas que estão a ser feitos em nome da Microsoft, para roubo de informações e/ou ataque de ransomware.

Se receber uma chamada em nome da Microsoft, realizada a partir de um número internacional, a pedir detalhes como informações sobre o seu cartão de crédito, credenciais de acesso ao computador ou a qualquer outra plataforma online, ignore porque é fraude. Trata-se de telefonemas falsos, que estão a ser feitos em nome da Microsoft para roubo de informações e/ou ataque de ransomware.

Em comunicado, o CNCS afirma que “tem-se vindo a notar um aumento de telefonemas fraudulentos em nome da empresa Microsoft” e através de falsos “funcionários” que tentam aceder a detalhes dos cartões de crédito e “incentivam as vítimas a instalarem programas maliciosos no seu computador“. Objetivo: conseguirem aceder remotamente a dados sensíveis com a intenção de roubar informações e conseguir codificar o conteúdo das máquinas, exigindo um resgate para que este seja desbloqueado.

Se receber uma chamada deste tipo, não deve dar resposta a este género de contacto e, muito menos, fornecer qualquer tipo de dado pessoal.