• banner CARE 404x132 v2

24 de outubro | Dia Municipal para a Igualdade

Publicado .

igdevp

No dia de hoje, 24 de outubro, a agenda política e sociocultural é dominada, de norte a sul do país, pela comemoração do Dia Municipal para Igualdade. Esta data tem sido assinalada nos últimos oito anos, com o envolvimento de milhares de pessoas, de mais de 600 organizações nacionais e de 250 municípios. Nas comemorações de 2018, várias organizações da sociedade civil e entidades públicas realizam mais de 190 iniciativas, em 72 concelhos de todo o território continental e ilhas.

Por proposta da comissão organizadora da Agenda Nacional do Dia Municipal para a Igualdade (da qual a APAV participa), e com vista a reforçar a temática da igualdade junto das comunidades locais, as atividades desenvolvem-se sob o lema “Igualdade é Desenvolvimento” e no âmbito do tema nacional “Igualdade, Inclusão, Participação”. Estão hoje no terreno mais de 300 organizações e de 50 mil participantes, que assinalam a importância da igualdade enquanto promotora de desenvolvimento e cidadania.

A desigualdade é promotora de novas e maiores vulnerabilidades: torna as sociedades mais pobres, menos preocupadas com os direitos das mulheres e dos homens. Produz comunidades desatentas, tolerantes a discursos marcados pelo poder - reduzindo a cidadania a uma mera execução de tarefas, cujo fim é perpetuar o dever.

A desigualdade marca tantas, e muitas vezes, situações de crime e de violência. Para a APAV, a igualdade passa fundamentalmente pelos direitos humanos, o caminho para a liberdade de todos e todas. A igualdade é parte fundamental da cidadania. É, hoje, fundamental agir em nome dela.