• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV lança segundo tema do movimento Respect Battles

Publicado .

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) lança hoje o segundo tema do movimento #respectbattles. O vídeo é protagonizado pelo rapper ACE, que assina uma letra de combate ao ódio étnico e racial.

A APAV lançou, na semana passada, a primeira rap battle deste movimento, protagonizada por Malábá. Cada uma das batalhas tem como alvo quatro crimes de ódio: ódio étnico e racial (ACE); ódio a pessoas LGBTI+ (M7); ódio e intolerância religiosa (Papillon); e ódio a imigrantes e refugiados (Estraca). Os temas são lançados ao longo das próximas semanas.cartaz RespectBattles ACE

A campanha é inspirada no conceito das Rap Battles - as batalhas musicais que têm o ódio como génese e nas quais são trocadas ofensas e insultos, à semelhança do que acontece na relação entre quem odeia e quem é alvo desse ódio. Nesta campanha, a luta é contra o ódio e não contra as pessoas. Aqui, os protagonistas são colocados frente-a-frente com as vítimas – e, em vez de gritarem palavras de ódio, gritam palavras de respeito.

A campanha Respect Battles foi desenvolvida no âmbito do projeto "Ódio Nunca Mais: Formação e Sensibilização para o Combate aos Crimes de Ódio e Discurso de Ódio". O projeto conta com o cofinanciamento do Programa Direitos, Igualdade e Cidadania/Justiça da União Europeia, com a parceria nacional da Polícia Judiciária e da Procuradoria-Geral da República, bem como com a parceria associada da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e ainda com organizações europeias parceiras - Faith Matters (Reino Unido), Solidarci (Itália), Swedish Crime Victim Compensation and Support Authority (Suécia), Victim Support Austria (Áustria) e Victim Support Malta (Malta). O movimento Respect Battles será difundido nos países das entidades parceiras.

Os restantes vídeos serão apresentados nas próximas datas:  
- M7 – 8 de outubro  
- Papillon – 15 de outubro  
- Estraca – 22 de outubro