• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

15 Junho | Dia Mundial de Sensibilização para o Combate à Violência contra as Pessoas Idosas

Publicado .

A APAV associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual da International Network for Prevention of Elder Abuse (INPEA). No dia 15 de junho, a rede assinala o Dia Mundial de Sensibilização para o Combate à Violência contra as Pessoas Idosas.

Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas é uma questão social, de segurança e de saúde pública, considera-se que o combate eficaz deste problema contribui para um futuro mais inclusivo, em que todos sejam respeitados em cada ciclo da vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

A APAV apoia as pessoas idosas e os seus familiares e amigos/as, prestando-lhes apoio jurídico, psicológico e social. Para desenvolver este trabalho, a APAV conta com a colaboração de outras instituições, públicas e privadas, e com todos os que estão na proximidade das vítimas: o seu papel pode ser decisivo, sobretudo na denúncia das situações de violência.

Entre 2013 e 2017, os processos de pessoas idosas vítimas de crime e de violência aumentaram 22 %. Só em 2017, a APAV apoiou 944 pessoas idosas, o que equivale a uma média de 18 pessoas apoiadas por semana. Este aumento de casos, contudo, bem como os registados pelas estatísticas oficiais da Justiça, não reflete a realidade diária das vítimas – ainda mais trágica e silenciosa.

A consciencialização da população conduziu a um incremento no número de pessoas apoiadas. No entanto, persistem barreiras mentais, dificuldade ao acesso e compreensão da informação, dependência, vergonha e fragilidade, que se aliam a uma perceção pouco aprofundada do problema.

Neste dia, a APAV dinamiza o Webinar APAV | Violência Financeira e Segurança Sénior. A realizar entre as 11.00 e as 12.00, esta formação é dirigida a profissionais de diversas áreas de atuação. Um Webinar consiste num seminário que é realizado online, com recurso a vídeo, através do qual o/a formador/a comunica com os/as formandos/as e estes comunicam entre si, ou com o/a formador/a, através de um chat ou rede social. O Webinar é de participação gratuita, mediante inscrição.

A prevenção e o combate da violência contra as pessoas idosas impõe-se como um compromisso que é de todos nós.

Para mais informações:
apav.pt/idosos
formacaoapav.pt