• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

25 de Novembro | Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres

Publicado .


Estatísticas APAV | Vítimas de Violência Doméstica 2013-2016

Assinalando o dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apresenta as Estatísticas APAV | Vítimas de Violência Doméstica 2013-2016. Este documento apresenta estatísticas específicas relativas a vítimas de Violência Doméstica, consideradas entre 2013 e 2016. Entre 2013 e 2016, a APAV registou um total de 29.619 processos de apoio a pessoas vítimas de violência doméstica. Estes valores traduziram-se num total de 71.098 factos criminosos.

O fenómeno da violência doméstica contra as mulheres abrange vítimas de todas as condições e estratos sociais e económicos, sendo também os/as seus/suas agressores/as de diferentes condições e estratos sociais e económicos. A violência - física, psicológica e sexual - não poderá, de forma alguma, ser tolerada. Se é vítima de violência, contacte a nossa Linha de Apoio à Vítima: 116 006 (dias úteis, das 9h às 19h). Estamos também disponíveis para apoiar através do Messenger (facebook.com/APAV.Portugal) e Vídeochamada (Skype: apav_lav).

 

Campanha #NemMais1MinutodeSilêncio

#NemMais1MinutodeSilêncio é o mote da campanha que a Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade promove no âmbito do dia 25 de Novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as mulheres.

A campanha foi desenvolvida em parceria com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, o Ministério Público, a APAV, a União de Mulheres Alternativa e Resposta, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, a Capazes, a Associação de Mulheres contra a Violência e a Liga Portuguesa de Futebol.

Em jeito de alerta para a não tolerância da violência contra as mulheres, os jogadores das equipas de futebol da Primeira Liga com jogos marcados entre 24 e 28 de Novembro promoverão 1 minuto de silêncio no início de cada jogo.

Esta ação promovida ao longo do fim-de-semana, envolverá 9 jogos entre as equipas de 18 clubes de futebol numa ação conjunta contra a violência contras as mulheres. Em paralelo, será lançada a campanha #NemMais1MinutodeSilêncio, de âmbito nacional, em diversos formatos de publicidade de rua.

Violência doméstica, tráfico de seres humanos, violação e outras agressões sexuais, casamento forçado, mutilação genital feminina ou assédio sexual são alguns dos crimes praticados contra as mulheres.

Nenhum tipo de violência contra as mulheres pode ser tolerado.

Junte-se a nós neste movimento de não tolerância de qualquer forma de violência contra as mulheres e publique a moldura da campanha #NemMais1MinutodeSilêncio na sua fotografia de perfil de Facebook!

Adicionar a Moldura #NemMais1MinutodeSilêncio 
1) Na cronologia da conta pessoal de Facebook, clicar sobre a fotografia de perfil, selecionando a opção "Atualizar foto de perfil"
2) Selecionar a opção "Adicionar Moldura"
3) Na caixa de pesquisa, pesquisar por "APAV"
4) Selecionar a moldura “NemMais1MinutodeSilêncio
5) Clicar no botão “Usar como foto de perfil”

 

#NemMais1MinutodeSilêncio

 

Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres

No dia 25 de Novembro, a APAV esteve presente na Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres, em jeito de alerta para a não tolerância da violência praticada contra as mulheres. A Marcha partiu às 16h do Largo do Intendente rumo ao Rossio e contou com a adesão de inúmeras pessoas e organizações numa iniciativa pela defesa dos direitos das mulheres.

foto marcha crianca 2017 marcha 2 foto 2017