• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

APAV acolheu o Workshop "116 006: European victim support helplines"

Publicado .

A APAV acolheu, nos dias 19 e 20 de outubro, o Workshop "116 006: European victim support heplines", em co-organização com o Victim Support Europe. Este workshop teve por o objetivo de promover a partilha de boas práticas, um debate alargado e interativo sobre aspetos técnicos e organizacionais, a forma como o 116 006 se integra nos serviços de apoio e ainda as possíveis implicações político-legislativas.

O apoio à distância, fundado nas tecnologias de comunicação e informação, constitui um valioso aliado das organizações e serviços de apoio às vítimas de crime e de violência. Não só aproxima os serviços às comunidades que, de outro modo, não acederiam a informação ou apoio, como permitem uma melhor e mais célere resposta às necessidades das vítimas.

A utilização de uma linha de apoio telefónico comum a qualquer país Europeu – 116 006 – permite que uma pessoa vítima de um crime cometido num Estado-Membro que não o seu, utilize o mesmo número e aceda ao mesmo tipo de serviço de apoio. A existência de um número único decorre também da ideia do estabelecimento de requisitos comuns no que respeita aos direitos das vítimas de crime na União Europeia, uma vez que possibilita a prestação de apoio emocional, informação sobre direitos e de como os exercer, e ainda o seu encaminhamento para serviços de apoio.

Existem neste momento 10 organizações de apoio à vítima a operar o 116 006 no seu Estado-Membro - Weisser Ring (Alemanha), Weisser Ring (Áustria), Croatian Victim and Witness Support Service (Croácia), Crime Victims Helpline (Irlanda), Slachtofferhulp Nederland (Países Baixos), Bílý Kruh Bezpečí (República Checa), Offerrådgivningen i Danmark (Dinamarca), Rikosuhripäivystys (RIKU, Finlândia), a APAV (Portugal) e France Victimes (França).