• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

II European Conference on Domestic Violence

Publicado .

Decorreu entre os dias 6 a 9 de Setembro, nas instalações da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), a II European Conference on Domestic Violence. Este evento resultou da colaboração entre a FPCEUP, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e a UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Estiveram presentes cerca de 500 participantes, entre os quais investigadores, académicas/os, alunas/os de doutoramento, profissionais e decisoras/as políticas/os. Violência doméstica nas relações de intimidade, contra pessoas idosas, contra crianças, contra grupos LGBTI, contra minorias étnicas, violência sexual, prevenção da violência doméstica, femicídio, custos humanos e sociais da violência, intervenção com perpetradores, tráfico de seres humanos ou avaliação e gestão de risco foram alguns dos temas das conferências: 86 sessões paralelas, 4 mesas redondas e 5 keynote speakers preencheram estes quatro dias.

A APAV esteve representada na sessão de abertura por Rosa Saavedra, assessora técnica da direção e representante da APAV na comissão organizadora deste evento.

Neste evento foi ainda presidido pela APAV o Simpósio intitulado Avaliação de risco e gestão da Violência Doméstica em idosos – intersecção de fatores de vulnerabilidade, com o objetivo de apresentar o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da parceria estabelecida entre a APAV, a Egas Moniz - Cooperativa de Ensino Superior, a Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e o DIAP de Lisboa no domínio da avaliação de risco das pessoas idosas vítimas de violência doméstica.

Com o propósito de sensibilizar para a importância do voluntariado e de recrutar novas/os voluntárias/os junto de estudantes do ensino superior, o evento contou ainda com uma banca de voluntariado da APAV.