• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo: APAV promoveu Seminário-Debate sobre Vítimas de Terrorismo

Publicado .

   

Apesar de não ser um fenómeno recente, o terrorismo tem marcado a agenda do dia e é a causa principal para a situação de insegurança global que vivemos no tempo presente. Em 2016 foram frequentes os atentados que ocorreram em vários países europeus, que tiraram a vida a centenas de pessoas, ferindo e traumatizando milhares. Os efeitos psicológicos e sociais nas vítimas de atentados terroristas são profundos e duradouros. Relembrando os atentados na estação de comboios de Atocha, em Madrid, em 2004, foi designado o dia 11 de março como o Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo. Este atentado atingiu centenas de pessoas de várias nacionalidades. Sabemos hoje que a probabilidade de um atentado, em qualquer lugar do mundo, afetar vítimas de vários países, incluindo Portugal, é elevada. Essa probabilidade acabou por ser, infelizmente, comprovada em 2016, onde, pela primeira vez, se encontraram vítimas portuguesas em atentados terroristas de inspiração em radicalismo religioso.

Assinalando o Dia Europeu das Vítimas de Terrorismo, a APAV promoveu o Seminário-Debate: Vítimas de Terrorismo no dia 10 de março, na Sede da APAV, em Lisboa. A organização do seminário-debate pretendeu sensibilizar as instituições que direta ou indiretamente têm a responsabilidade de prevenir e combater os atentados terroristas, bem como prestar socorro às vítimas, existindo ainda um longo caminho de articulação e desenvolvimento de procedimentos em prol da defesa dos direitos das vítimas e das necessidades que são causadas por estes eventos. Através do seminário-debate, a APAV pretendeu igualmente sensibilizar a sociedade em geral para o impacto do terrorismo.

Encerrando o evento, a APAV promoveu uma cerimónia de homenagem às vítimas de terrorismo. Foi realizado um minuto de silêncio em memória das vítimas de terrorismo, assim como a entrega de uma coroa de flores no Monumento de Homenagem de Lisboa às Vítimas do 11 de Setembro (Av. Estados Unidos da América).