• banner CARE 404x132 v2

Catarina de Albuquerque distinguida com o Prémio IWA Global Water 2016

Publicado .

foto catarinaalbuquerque agua

Catarina de Albuquerque, vice-presidente da APAV, foi distinguida com o Prémio IWA Global Water 2016, atribuído pela pela Associação Internacional de Água, a maior rede internacional de profissionais de água, com membros em mais de 130 países.

Catarina de Albuquerque foi a primeira relatora especial das Nações Unidas para a água e saneamento, entre 2008 a 2014, onde o trabalho que desenvolveu ajudou a garantir que os direitos à água e ao saneamento fossem incorporados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável formais 2015-2030, documento aprovado pela Assembleia Geral da ONU.

Durante quatro anos presidiu às negociações do Protocolo Facultativo ao Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais da Organização das Nações Unidas – tratado que permite que os cidadãos apresentem queixas às Nações Unidas contra os Governos sobre violações dos direitos humanos.

Após concluir com sucesso o segundo e último mandato de Relatora Especial das Nações Unidas, em Dezembro de 2014, Catarina de Albuquerque foi nomeada Presidente Executiva da parceria global do Saneamento e Água para Todos, que tem como objetivo alcançar o adequado acesso universal à água potável e ao saneamento para todos, sempre e em qualquer lugar.

O Prémio IWA Global Water 2016 ser-lhe-á entregue a 9 de outubro, em Brisbane, na Austrália, e reconhece publicamente o incansável trabalho que tem feito para que a água e o saneamento fossem declarados direitos universais.