• banner estrela klahan

Conferência de Helsínquia sobre Justiça Restaurativa | 7ª conferência do European Forum for Restorative Justice

Publicado .

A APAV esteve presente, em representação do Victim Support Europe,  na 7ª conferência do European Forum for Restorative Justice (EFRJ) que se realizou em Helsínquia, na Finlândia, nos dias 14, 15 e 16 de Junho. A APAV é membro fundador do EFRJ - fórum europeu para a justiça restaurativa.

O evento, apoiado pelo Ministério da Justiça da Finlândia e pela Direcção-Geral Justiça da Comissão Europeia, teve como tema central "Connecting People: Victims, Offenders and Communities in Restorative Justice" - conectar as pessoas: vítimas, infractores e comunidades na justiça restaurativa. Entre as comunicações e apresentações nas sessões plenárias e nos workshops paralelos destaque-se as de Nils Christie e de Ezzat Fattah -  grandes referências na justiça restaurativa - com as seguintes comunicações: "Restoration after atrocities - is it possible?" e "The dawning of a new area in social reaction to crime, conflict and dispute. Promise, potential and limitations of restorative justice", respectivamente.

Mas foram abordadas igualmente outras temáticas:  experiências de mediação vítima-infractor e outras práticas de justiça restaurativa em vários países europeus; avaliação e melhoramento da justiça restaurativa; conferência em conflitos de vizinhos; mediação em casos de violência interpessoal e a eterna discussão entre as fronteiras da justiça restaurativa e das práticas restaurativas nas comunidades escolares.