Especial:
GAV Lisboa

Dezembro 2011


O Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa é um dos gabinetes mais antigos da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima da APAV. Sendo um Gabinete com grande volume processual, registou no ano de 2010 um total de 4.587 processos de apoio. A equipa residente do GAV Lisboa é constituída por uma Gestora, duas assessoras e uma secretária. No presente ano lectivo de 2011/2012 encontram-se a fazer estágio académico no GAV Lisboa nove estagiários, das áreas de Psicologia Clínica, Psicocriminologia, Serviço Social e Reinserção Social. São três os Estagiários Profissionais associados à Ordem dos Psicólogos, que colaboram também com o GAV.

O GAV Lisboa conta igualmente com a dedicação de cerca de trinta e cinco voluntários, que com grande espírito de missão e entreajuda se empenham no atendimento e acompanhamento de pessoas vítimas de crime. De forma a tornar uma tão grande equipa, mais coesa, eficaz e profissional, o GAV Lisboa organiza frequentes debates temáticos sobre diversos temas, desde a referenciação e acolhimento em Casas de Abrigo, à regulação das responsabilidades parentais. Estes debates, dirigidos aos TAV de todas as áreas, permitem aumentar o nível de conhecimento, o esclarecimento de questões e a partilha entre os Técnicos. De realçar também que, para promover a coesão e o espírito de equipa entre todos os Técnicos, o GAV Lisboa promove frequentemente jantares de convívio.

O GAV Lisboa assegura anualmente dezenas de acções de sensibilização, em escolas, universidades da terceira idade e misericórdias. Os temas das acções solicitadas são variados: crimes patrimoniais, bullying, violência contra pessoas idosas, violência no namoro, etc. O GAV Lisboa responde igualmente a muitas solicitações de alunos de escolas e universidades, que no âmbito de trabalhos curriculares pretendem conhecer o trabalho desenvolvido pela APAV junto das vítimas de crime.

No âmbito de parcerias inter-institucionais, o Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa faz parte da Comissão Alargada das quatro CPCJ de Lisboa, é parceiro da Rede Construir Juntos, da Comissão Social de Freguesia de São Jorge de Arroios, do CLAS de Lisboa e representa a APAV junto da EAPN.

Nos últimos meses, e de forma a estabelecer uma maior cooperação e com o objectivo último de melhorar o apoio recebido pelas vítimas de crime, o GAV Lisboa, tem tido reuniões com os responsáveis de várias Esquadras da P.S.P. da cidade de Lisboa. Estas reuniões têm servido o propósito de criar uma rede de referenciação informal e de informar de uma forma mais concreta sobre o apoio prestado pela APAV a vítimas de crime. Uma outra mais-valia destes contactos, tem sido a possibilidade de conhecer de uma forma mais próxima, os espaços e trajectórias que percorrem os/as utentes, os agentes que os/as atendem, e os procedimentos a que os/as utentes são sujeitos.

Conscientes de que só a insatisfação e inquietude, permitem o crescimento, a criatividade e a melhoria, continuaremos a tentar fazer mais e melhor, para que o crime possa ter um impacto menor em cada um dos nossos utentes.



Lisboa, 26 de Dezembro de 2011

Rosa Castro
Gabinete de Apoio à Vítima de Lisboa