
Especial:
GAV Vila Real
Abril 2011
O Gabinete de Apoio à Vítima de Vila Real tem estado particularmente activo neste início de ano. Além do continuado trabalho no apoio às vítimas de crime, através da prestação de apoio psicológico, jurídico e social, o GAV da região de Trás-os-Montes tem desenvolvido diversas acções de sensibilização.
O GAV Vila Real levou a cabo, no dia 15 de Março, uma acção de sensibilização sobre “Violência doméstica”. Esta acção realizou-se na Escola Secundária João Araújo Correia, no Peso da Régua, sendo dirigida a cerca de 60 pessoas dos cursos EFA – Novas Oportunidades, frequentada por adultos que estão a obter a equivalência aos 6º, 9º e 12º anos de escolaridade.

Noutro âmbito, o GAV Vila Real realizou no passado dia 21 de Março acções de sensibilização nas Escolas EB2,3/S de Carrazeda de Ansiães subordinado ao tema “Bullying” para alunos do 5º ano de escolaridade.
Também dirigidas à população escolar, no dia 22 de Março realizaram-se acções que abordaram o tema “Violência no Namoro”, dirigida a alunos do 10º, 11º e 12º anos, estas acções tiveram lugar na Escola EB23/S D. Sancho II, em Alijó. Estas actividades foram realizadas em contexto de sala de aula, promovendo a interacção entre os diversos intervenientes.
Para breve estão já planeadas novas acções de sensibilização: no dia 15 de Abril a Escola Secundária João de Araújo Correia, de Peso da Régua, acolhe uma palestra sobre Violência Doméstica, dirigida a um grupo de cerca de 50 auxiliares de acção educativa; no mesmo dia 15 o GAV Vila Real irá promover uma outra acção sobre o mesmo tema, mas direccionada para técnicos da EAPN; no dia 3 de Maio a Escola Secundároa Fernão de Magalhães ira acolher uma acção de sensibilização sobre Violência Sexual, sendo o público-alvo um grupo de alunos do 11º ano.
Para a gestora do GAV, Elisa Brites, estas acções são "fundamentais para a sensibilização das pessoas, para fomentar uma contínua consciencialização social".
Na foto: Ana Rita Coutinho (GAV Vila Real), durante uma acção de sensibilização.
|