home slideshow seminar

SEMINÁRIO INFOVÍTIMAS: INOVAÇÃO NA DEFESA DOS DIREITOS DAS VÍTIMAS | 7 ABRIL | PORTO | ATMOSFERA M

O Seminário “Infovítimas: inovação na defesa dos direitos das vítimas” terá lugar no Porto, a 7 de Abril, no espaço Atmosfera M.

O cenário Europeu, sobretudo resultado da implementação, pelos Estados Membros, da Diretiva do Parlamento e do Conselho que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas de criminalidade, veio introduzir desafios acrescidos e tornar premente a necessidade de (re)adapatações, quer nos sistemas de justiça penal quer nos serviços de apoio à vítima.

A mudança de paradigma, fruto da crescente importância das tecnologias de informação, tem vindo a desencadear iniciativas promotoras de um novo modelo das respostas de apoio à vítima de crime. Este novo modelo está sobretudo focado na procura de respostas inovadoras e alternativas de proximidade às vítimas de crime, seus familiares e amigos.

Qual o estado da arte ao nível dos direitos das vítimas na Europa? Quais os desafios mais imediatos?

Que formas inovadoras estão os Estados-Membros a desenhar para melhor lidar, prestar informação e apoio às vítimas de crime?

Como chegar a mais vítimas?

Convidamo-lo(a) a vir debater e tentar encontrar respostas a estas e outras questões centrais para as vítimas de crime em Portugal e na Europa. Venha fazer parte de um momento único de partilha de boas práticas com profissionais e especialistas nas áreas da justiça penal, do Direito Europeu e do apoio à vítima.

Este Seminário é desenvolvido no âmbito do “Projeto INFOVÍTIMAS II” (co-financiado pelo Programa Justiça Penal da União Europeia) e promovido pela APAV | Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, em parceria com o Victim Support Scotland (Escócia), Weisser Ring Germany (Alemanha), Subvenia Victima (Polónia), Victim Support Europe, Weisser Ring Austria (Áustria), Polícia de Segurança Pública (PSP) e Direcção Geral da Administração da Justiça (DGAJ).

 

 

Saiba mais sobre Direitos das Vítimas de Crime

infovictims com