Parcerias

 

Alto Comissariado para as Migrações (ACM)

 

O ACM tem como objectivo a promoção da integração dos imigrantes e minorias étnicas na sociedade Portuguesa e de combate à exclusão, assim como de acompanhamento da aplicação dos instrumentos legais de prevenção e proibição das discriminações no exercício de direitos por motivos baseados na raça, cor, nacionalidade ou origem étnica.

A reconhecida experiência, conhecimentos e competências da APAV como instituição de solidariedade social e pessoa colectiva de utilidade pública de âmbito nacional, na prestação de serviços gratuitos e qualificados de apoio emocional, jurídico, psicológico e social a vítimas de crime na rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima desde 1990, levaram à criação da Unidade de Apoio à Vítima Migrante (UAVM) através de um protocolo entre o ACM e a APAV em 2005.

 

 

Rede Alargada de Instituições para o Acolhimento e Integração de Refugiados e Requerentes de Asilo

Tendo em conta a necessidade de criar condições que permitam a diminuição da exclusão social e discriminação sofrida por requerentes de asilo e refugiados, assim como de melhorar o sistema de acolhimento e integração desta população em Portugal, foi criada esta Rede Alargada, que é composta por cerca de 20 organizações-chave de apoio a esta população específica.

 

 

Rede de Destituição e Direitos Humanos

A Rede Destituição e Direitos Humanos foi criada em Julho de 2010 com a finalidade de sinalizar e combater as causas relacionadas com a destituição de direitos, que atinge uma grande parte da população imigrante em Portugal. Coordenada pelo Serviço Jesuítas aos Refugiados (JRS), a Rede é constituída por organizações e individualidades com experiência nesta área.

 

 

European Network Against Racism (ENAR)

A ENAR é uma rede Europeia de Organizações Não Governamentais (ONG) que trabalham na área do combate ao racismo em todos os Estados Membros da União Europeia. A Rede, que representa mais de 600 organizações, tem como objectivo combater o racismo, a discriminação racial, xenofobia e intolerância relacionada, com o objectivo de promover a igualdade de tratamento entre cidadãos membros da UE e nacionais de países terceiros, e ligar iniciativas locais/regionais/nacionais com iniciativas da União Europeia.

 

 

Platform for International Cooperation on Undocumented Migrants (PICUM)

A PICUM é uma organização não-governamental, fundada em 2001, que reúne diversas ONG que trabalham para a promoção dos direitos dos migrantes indocumentados na Europa e em outros países. O trabalho realizado pela PICUM visa possibilitar uma ligação direta entre as organizações locais que prestam apoio aos migrantes indocumentados e as instituições europeias.

 

 

Anti-Slavery International

Fundada em 1839, a Anti-Slavery International é a organização mais antiga no que respeita à promoção dos Direitos Humanos. Esta organização visa sensibilizar e formar a população para a matérias dos direitos humanos, bem como de apoiar investigação académica e influenciar governos e agências intergovernamentais para colocar a violação dos direitos humanos com prioridade nas agendas políticas.