• banner CARE 404x132
  • banner cansada

APAV alarga serviços de apoio à vítima ao Alto Alentejo Oeste

A APAV, na sua missão de apoiar vítimas de crime, seus familiares e amigos/as, tem, ao longo de quase 27 anos, construído e ampliado as suas redes de serviços de proximidade por todo o país para estar mais perto e melhor servir as/os cidadãos vítimas de crime. 

A APAV inaugurou a sede do seu novo Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste no dia 10 de Maio. A cerimónia de inauguração teve lugar no Centro de Artes e Cultura de Ponte de Sor, com a presença o presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário.

O Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste conta com o apoio da Câmara Municipal de Ponte de Sor e tem como missão a itinerância pelos municípios de Alter do Chão, Avis, Crato, Gavião, Fronteira, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, prestando apoio a quem é vítima numa região marcada pela dispersão populacional. A prevenção do crime e da violência no território oeste do Alto Alentejo é, igualmente, uma aposta deste novo serviço inovador pela sua mobilidade, e flexibilidade face ao território e população que serve em proximidade. 

Esta inovadora resposta surge na operacionalização do Protocolo de Colaboração, celebrado a 24 de Janeiro de 2017 com a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino, com 8 municípios membros da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), os serviços desconcentrados da administração direta do Estado na área da Segurança Social, Educação, Saúde e Formação Profissional, serviços do Ministério da Justiça na área da Medicina Legal, da Reinserção e dos Serviços Prisionais, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, GNR, PSP, Bombeiros e o Instituto Politécnico de Portalegre. 

Deste modo, a APAV passa a estar diretamente presente em 23 concelhos através da sua rede nacional de 16 Gabinetes de Apoio à Vítima®, alicerçada nas três sub-redes de apoio especializado a crianças e jovens vítimas de violência sexual (CARE), familiares e amigos de vítimas de homicídio (RAFAVH) e vítimas migrantes e de discriminação (UAVM+D), bem como na rede de Casas de Abrigo e à Linha de Apoio à Vítima – 116 006 – número europeu gratuito de apoio a vítimas. 

A APAV acredita e trabalha para que quem é vítima de crime em Portugal tenha veja os seus direitos reconhecidos, garantido o seu exercício não somente em letra de lei, considerando-se para isso essenciais a informação e os serviços qualificados e independentes de apoio à vítima.

Protocolo de colaboração entre a CM Ponte de Sor e a APAV [PDF]


Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste
Rua de Sto. António, nº 20
7400-245 Ponte de Sor

Telefone: 242 094 732 
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.