• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Victim Support Europe promoveu Conferência “Establishing Victims’ Rights and Support Services in Challenging Times"

Publicado .

Em 2012, os Estados-Membros da União Europeia, apoiados pelo Parlamento Europeu e pelo Comité Económico e Social Europeu, assumiram o compromisso de implementar a Diretiva n.º 2012/29/UE, que estabelece normas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas da criminalidade. Reconhecida como ambiciosa, mas realista, esta Diretiva provou ser um marco nos direitos das vítimas.

Um ano após o prazo de implementação da Diretiva, e num momento em que a Europa enfrenta desafios económicos, sociais e de segurança, torna-se fulcral analisar qual o estado da arte no que diz respeito aos direitos das vítimas de crime nos Estados Membros. Foi com esta preocupação que o Victim Support Europe organizou a Conferência “Establishing Victims’ Rights and Support Services in Challenging Times”. Este evento procurou sobretudo destacar sucessos e fracassos na implementação da Directiva, bem como realçar as necessidades de apoio de vítimas de crime e sobreviventes de ataques terroristas. A Conferência teve ainda como foco o desenvolvimento de respostas orientadas para as vítimas de crime, e qual o papel da União Europeia, no apoio a esses esforços.

Nesta conferência participaram oradores de diversas áreas, incluindo vítimas de crime, o Comissário Julian King, Monika Hohlmeier, Alexandra Jour-Schroeder (Direção Geral da Justiça), Azzeddine Salmane (UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), Kathleen Walker-Shaw (EESC – Comité Económico e Social Europeu) e organizações de apoio à vítima - João Lázaro (Presidente da APAV e VSE), Levent Altan (VSE) e Roberta Lepre (Malta).