• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Casa de Abrigo ALCIPE da APAV comemora 10 Anos

Publicado .

A Casa de Abrigo ALCIPE da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, que acolhe mulheres e crianças vítimas de violência, assinala o seu 10.º aniversário. A 27 de Setembro de 2006 a APAV acolhia a primeira mulher vítima de violência doméstica na Casa de Abrigo ALCIPE. Passado 10 anos, assinalamos o início de um caminho marcado pelo acolhimento de 127 mulheres e 205 crianças.

A rede nacional de casas de abrigo para mulheres e crianças vítimas de violência da APAV, da qual faz parte a Casa de Abrigo ALCIPE, pretende ser mais um recurso para o apoio em situações que necessitam de proteção imediata e de um espaço seguro para reiniciar um novo projeto de vida que na maioria das vezes passa pela autonomização.

Palavras como empoderamento, responsabilização ou liberdade fazem parte do léxico dos/as diferentes técnicos/as que numa ótica multidisciplinar apoiam mulheres, crianças e jovens proporcionando-lhes novas perspetivas de vida ou só, e tantas vezes apenas, descobrirem que é possível dizer “não”, sem que isso signifique terror ou violência. São processos complicados, marcados nos últimos tempos por situações em que o período de acolhimento é mais longo porque também é mais difícil atualmente resolver questões como o emprego ou a habitação. Apesar de tudo, cada vez que a porta se abre para que possa sair mais uma mulher investida de direitos e de deveres ganha-se mais uma cidadã inteira.