• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

20 Junho | Dia Europeu de Ação pelos Refugiados e Requerentes de Asilo

Publicado .

O súbito afluxo de grande número de refugiados, apelidado de "crise dos refugiados", despertou debates acalorados sobre o seu impacto na vida das comunidades europeias. Isto deu origem a um furor de demonstrações racistas, xenófobas e nacionalistas agressivas que fazem eco dos tempos mais sombrios da história europeia.

O Discurso de Ódio está presente ao longo de todo este caminho; ao abrigo da liberdade de expressão e da "coragem de dizer a verdade", temos assistido a uma corrida para o abismo da dignidade humana. O direito de procurar asilo devido a perseguição é um direito humano universal que não pode ser sacrificado por ganhos políticos oportunistas.

Os refugiados não devem ser o alvo do discurso de ódio e isso só contribui para as suas tragédias pessoais. O Discurso de Ódio também evita que se procurem medidas eficazes e consensuais para ajudar e apoiá-los nas sociedades de acolhimento. O discurso de ódio pode ter como alvo os refugiados, mas os objectos e vítimas finais somos todos nós e os direitos humanos universais.

O reforço de declarações de ódio e incitação ao ódio alvejando os refugiados não só bloqueia as possibilidades de dialogar, mas também nos impede de ver outros factores que contribuem para os desafios e também para as soluções dos problemas na Europa.

O Dia de Ação promove uma reacção ampla e sistemática e a condenação do discurso de ódio dirigido aos Refugiados. Pretende também promover a solidariedade com os refugiados, os requerentes de asilo e todos aqueles que trabalham para fazer do direito de asilo uma realidade.

O debate sobre a melhor forma de apoio e integração dos refugiados e sobre a forma de responder às preocupações das comunidades de acolhimento, na sequência da crise dos refugiados, tem de ser feito sem discurso de ódio e com respeito pela dignidade e os direitos humanos dos refugiados e requerentes de asilo.

Mais informações:
http://www.odionao.com.pt/campanha-em-acao.aspx