• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

15 de Junho | Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas

Publicado .

15 titono abandono 2 15 titono sequestro 2 15 titono vf 2

A APAV associa-se, uma vez mais, à iniciativa anual da International Network for Prevention of Elder Abuse (INPEA), que, no dia 15 de junho, assinala o Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência contra as Pessoas Idosas.

O envelhecimento da população mundial e muito particularmente das sociedades europeias constitui um dos maiores desafios do século XXI. Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas constitui um problema social e de saúde pública, considera-se que o seu eficaz combate pode contribuir para um futuro mais inclusivo, onde todos sejam respeitados ao longo do ciclo da vida, nomeadamente no contexto de um envelhecimento ativo e saudável.

A APAV tem vindo a alertar a sociedade portuguesa para a realidade ainda obscura da violência praticada contra as pessoas idosas e no âmbito da comemoração da efeméride promoveu uma ação de sensibilização de expressão nacional, centrada no envio de cartazes da campanha “Violência contra as Pessoas Idosas” para as Comunidades Intermunicipais do país, que se associaram a este iniciativa distribuindo os cartazes pelos diversos Municípios que as integram.

Paralelamente, a APAV associa-se também à iniciativa de alerta promovida ao longo do dia pela Divisão da Amadora da PSP, no Parque Urbano do Zambujal, em Alfragide.

Em Portugal, um primeiro estudo de nível nacional – Envelhecimento e Violência –, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e do qual a APAV foi parceira, abordou pela primeira vez a relação direta entre envelhecimento e violência. No estudo estima-se que 12,3% da população com mais de 60 anos (314 mil pessoas) tenha sido vítima de, pelo menos, uma conduta de violência por parte de um familiar, amigo, vizinho ou profissional remunerado, existindo uma prevalência da violência psicológica e financeira, sobretudo dos descendentes, tendo apenas um terço das vítimas apresentado queixa.

Em 2015 a APAV apoiou 977 pessoas idosas, equivalendo a uma média de 19 pessoas apoiadas por semana. Estes números, assim como os registados pelas estatísticas oficiais da Justiça, mesmo sendo significativos, não refletem a realidade diariamente vivida – ainda mais trágica e sofrida. A consciencialização da população conduziu ao incremento do número de pessoas apoiadas, mas as barreiras mentais, a dificuldade de acesso e compreensão da informação, a dependência, a vergonha e a fragilidade persistem aliadas à perceção pouco generalizado do problema, dificultando o alcance dos objetivos.