• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes

Publicado .

A Europa depara-se com uma crise de migrantes sem precedentes na sua história recente. A movimentação de milhares de pessoas, fugitivas de zonas de conflito veio a colocar desafios aos países europeus, ao nível do acolhimento elementar e ao nível da sua integração. Estes migrantes sofreram um processo de vítimação prolongado, iniciado por uma guerra violenta que provocou a necessidade de abandonar as suas casas e os seus países, sendo obrigados a sujeitar-se a uma viagem difícil, com características muitas vezes traumáticas, para abraçar um futuro incerto nos países de acolhimento. Todas estas questões, acrescidas das diferenças culturais, colocam um desafio para os profissionais que, direta ou indiretamente, estarão em contacto e a dar apoio a esta população.

A APAV participou recentemente na elaboração de um manual, dirigido aos técnicos que estão ou irão estar a apoiar os migrantes chegados à Europa - Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes.  Este manual foi revisto e supervisionado pelo Centro de Trauma do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, contando com um posfácio da sua Coordenadora, Dra. Luísa Sales. Este manual é uma iniciativa conjunta da APAV, da Direção Geral de Saúde e da Cruz Vermelha Portuguesa e retrata, essencialmente, as questões do impacto psicossocial, apresentando estratégias práticas sobre como lidar com as situações de sofrimento e trauma psicológico. Dos muitos contributos que tem surgido para o apoio a técnicos, a área do trauma psicológico era uma das que mais carecia de informação precisa e orientações.

O contributo da APAV espelha a experiência recolhida ao longo de anos de apoio a vítimas migrantes, a vítimas de tráfico, juntamente com o saber de profissionais que diariamente gerem e apoiam situações de trauma complexo e de intervenção em diferentes cenários de crise. Esta experiência, aliada aos contributos da Cruz Vermelha e da Direção Geral de Saúde, permitiu realizar um manual prático, com muitas sugestões para situações que se anteveem que podem vir a ser colocadas durante os processos de apoio. São abordadas guidelines diretas que podem ajudar a minimizar esse impacto, nos migrantes, mas também nos profissionais que os apoiam.

O manual foi oficialmente lançado no dia 25 de Fevereiro na Sede Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa (na foto: Bruno Brito, APAV).

Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes