• Romance Scam
  • Violência não expressa amor
  • Pode servir a qualquer pessoa

Seminário Infovítimas: Inovação na promoção dos direitos das vítimas | Porto, 7 Abril

Publicado .

O Seminário Infovítimas: Inovação na promoção dos direitos das vítimas terá lugar no dia 7 de Abril no espaço Atmosfera M, no Porto.
 
Este Seminário surge no âmbito do Projeto Infovítimas II (cofinanciado pelo Programa Justiça penal da União Europeia) que a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) promove em parceria com o Victim Support Scotland (Escócia), Subvenia Victima (Polónia), o Weisser Ring Germany (Alemanha), Weisser Ring Austria (Áustria), Victim Support Europe, a Direcção Geral da Administração da Justiça e a Polícia de Segurança Pública.
 
Vivemos um momento de viragem em matéria de direitos e apoio a vítimas de crime. A alteração de paradigma, sobretudo fruto da implementação, pelos Estados Membros, da Diretiva do Parlamento e do Conselho que estabelece normas mínimas relativas aos direitos, ao apoio e à proteção das vítimas de criminalidade, veio introduzir desafios acrescidos e tornar premente a necessidade de (re)adaptações, quer nos sistemas de justiça penal quer nos serviços de apoio à vítima.
 
Ao mesmo tempo, a crescente importância das tecnologias de informação, tem vindo a desencadear iniciativas promotoras de um novo modelo das respostas de apoio à vítima de crime. Este novo modelo está sobretudo focado na procura de respostas inovadoras e alternativas de proximidade às vítimas de crime, seus familiares e amigos.
 
Qual o estado da arte ao nível dos direitos das vítimas na Europa? Quais os desafios mais imediatos?
 
Que formas inovadoras estão os Estados-Membros a desenhar para melhor lidar, prestar informação e apoio às vítimas de crime?
 
Como chegar a mais vítimas?
 
No Seminário Infovítimas: Inovação na promoção dos direitos das vítimas procuraremos analisar o estado da arte no que concerne aos direitos das vítimas de crime em Portugal e na Europa, refletindo sobre aspetos inovadores dos modelos de prestação de informação e a diversificação dos meios de atendimento e apoio à vítima.
 
Informações:
apav.pt/infovictims2016