Especial:
GAV Coimbra

Outubro 2011


O Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra iniciou a sua actividade em Maio de 1994. Ao longo destes 17 anos de existência o trabalho desenvolvido não tem parado de aumentar: além dos atendimentos presenciais e telefónicos a vítimas de crime, destacamos o contacto constante com a comunidade local e regional através da dinamização de acções de formação e sensibilização, participação em seminários e colóquios e colaboração inter-institucional.

No âmbito da colaboração inter-institucional e trabalho em rede não podemos deixar de referir a participação no “Grupo Violência – investigação, informação, intervenção”, que desde 2003 reúne diversas organizações públicas e privadas para a dinamização do trabalho em rede no combate à violência, em particular à violência familiar (www.violencia.online.pt). Este grupo, além das reuniões periódicas, dinamiza um encontro aberto à comunidade com periodicidade bienal. Actualmente o Grupo mantém uma parceria com o Serviço de Violência Familiar do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra (Unidade Sobral Cid), no âmbito do “Projecto de Intervenção em Rede” (co-financiado pelo POPH – parceria CIG/CHPC), que visa a sensibilização relativamente à violência doméstica e dinamização de redes, em particular no âmbito dos cuidados de saúde primários.

Recentemente, e com a colaboração de voluntários e estagiários de curta duração (do programa PEJENE – Fundação da Juventude e do Gabinete de Saídas Profissionais da Universidade de Coimbra) tem sido possível a dinamização de acções de divulgação de rua sobre crimes patrimoniais e sobre idosos vítimas de crime. Participámos também na I Feira de Voluntariado da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, uma iniciativa que contou com apoio do Centro Comercial Dolce Vita, e participámos na II Marcha contra a homofobia e transfobia de Coimbra (http://marcha-coimbra.org).

Este ano de 2011 foi ainda marcado no GAV Coimbra pela aprovação de um projecto apoiado pelo POPH - Programa Operacional Potencial Humano: o projecto UNISEXO – Prevenção da Violência Sexual no Ensino Superior, teve início em Setembro de 2011 e terá a duração de 24 meses. Com este projecto a APAV visa actuar na área da prevenção da violência sexual entre jovens universitários, reforçando o papel da APAV no apoio a vítimas de violência sexual. As acções que nos propomos realizar terão um foco mais específico nas relações de namoro e ocasionais estabelecidas pelos estudantes universitários.

Os próximos anos serão, portanto, de incremento do nosso trabalho junto dos estudantes do ensino superior bem como toda a comunidade universitária e população de Coimbra, o que nos colocará certamente perante novos e interessantes desafios.



Coimbra, 21 de Outubro de 2011

Natália Cardoso
Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Coimbra