Especial:
GAV Porto

Setembro 2011


Em 2012 o Gabinete de Apoio à Vítima do Porto completará 20 anos de actividade.

Durante a nossa existência desenvolvemos inúmeras acções de forma a divulgar o nosso trabalho, a criar relações de proximidade com a comunidade e a consolidar a nossa presença na rede institucional, concentrando-nos, acima de tudo, na qualidade do apoio prestado às vítimas de crime que recorrem aos nossos serviços. Para o desenvolvimento de todas estas actividades contamos, actualmente, com uma equipa constituída por uma gestora, uma assessora técnica, uma secretária, estagiários e cerca de 20 voluntários.

Numa perspectiva de garantia de qualidade, temos investido na formação dos nossos técnicos promovendo a interiorização dos procedimentos de apoio à vítima com vista a um atendimento qualificado, centrado nas necessidades individuais de cada vítima de crime. Fomentamos no nosso quotidiano a articulação interinstitucional e o apoio multidisciplinar de forma a granjear uma resposta de qualidade aos cerca de 1.500 novos utentes que recorrem a este GAV anualmente.

Considerando que a sensibilização e a informação são instrumentos fundamentais para alertar e despertar a comunidade local para o fenómeno da vitimação, temos vindo a realizar acções de sensibilização e de informação destinados a diferentes públicos, nomeadamente à comunidade escolar e às pessoas idosas.

As temáticas abordadas são muito variadas alternando entre a violência doméstica, o bullying, os crimes sexuais, os crimes contra o património e a violência no namoro. No decorrer do 1º semestre de 2011 realizámos 85 acções em diferentes contextos.

No pressuposto de que é necessário ampliar o conhecimento sobre os diversos fenómenos associados à vitimação, temos colaborado também com a investigação científica na expectativa da construção futura de modelos mais eficazes e adequados para a intervenção com vítimas de crime.

Em simultâneo, possibilitamos a realização de estágios académicos nas áreas da psicologia, do serviço social e da criminologia. No ano lectivo 2010/2011 supervisionámos 10 estágios perspectivando-se o acompanhamento de 13 novos estágios em 2011/2012.

Ao longo destes anos, passaram por este Gabinete de Apoio à Vítima dezenas de profissionais que – em regime de voluntariado - colocaram os seus conhecimentos ao serviço das vítimas de crime imbuídos de um imenso espírito de solidariedade.

Congratulamo-nos ainda por ter contribuído para a renovação do projecto de vida de inúmeras vítimas que, desafiando o futuro, conseguiram converter as suas adversidades em oportunidades de mudança.

Nesta fase, sentimos uma profunda necessidade de mudança, de encontrar novas instalações de maiores dimensões, para assim criar melhores condições para quem aqui trabalha e para as pessoas que recorrem ao nosso GAV, nomeadamente no que concerne à mobilidade e ao acesso de pessoas com deficiência física. Não obstante, continuaremos a trabalhar com a energia e o afinco que a causa das vítimas de crime nos merece.



Porto, 20 de Setembro de 2011

Ana Castro Sousa
Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima do Porto